Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Que tal um guarda-sol que permite recarregar aparelhos eletrônicos com energia solar?

O sistema que a EcoBarraca utiliza é um sistema fotovoltaico de 6.4 watts. Ele pode ser utilizado tanto em cima de guardas-sóis, ombrelones, como de modo livre.

A imagem da praia de Ipanema (RJ) repleta de guarda-sóis na capa de um jornal carioca foi o que inspirou o empresário Roberto Ferreira a criar uma inovação sustentável. A EcoBarraca é um guarda-sol adaptado com uma placa fotovoltaica, capaz de recarregar baterias de smartphones, tablets e outros dispositivos com interface USB.

A inovação, que foi pensada e desenvolvida para solucionar o problema da bateria descarregada, um dos mais recorrentes na sociedade moderna, já foi reconhecida em premiações nacionais pelos seus aspectos tecnológico e ambiental. Desde a ideia até a produção dos primeiros protótipos, o processo durou cerca de um ano, conforme explica Roberto Ferreira:

“A minha ideia era exatamente usufruir e explorar esse potencial energético através da superfície dos guarda-sóis que todos os dias são montados e desmontados todos os dias. E a partir dessa oportunidade que detectei, eu desenvolvi uma solução, que foi a EcoBarraca. O processo todo de desenvolvimento, desde o primeiro protótipo até o produto final demorou mais ou menos um ano. Nesse tempo, estudei, pesquisei e testei vários tipos de materiais, várias maneiras de fixação da placa, vários tipos de guardas-sóis. Uma pesquisa bem árdua e demorada”.

Nada de deixar de curtir a praia por causa de bateria descarregada. Foto: Divulgação


O produto, se utilizado em conjunto com uma bateria portátil - conhecida como 'power bank' - pode armazenar a energia gerada enquanto não está carregando os dispositivos.


“O sistema que a EcoBarraca utiliza é um sistema fotovoltaico de 6.4 watts. Ele pode ser utilizado tanto em cima de guardas-sóis, ombrelones, como de modo livre, apenas com a placa, já que a placa é móvel. Pode ser plugada ou desplugada do guarda-sol, dando a liberdade para o usuário utilizar numa floresta, numa cachoeira ou outro lugar que esteja. Outro ponto interessante é que ele pode ser utilizado modularmente em conjunto com um power bank. Essa utilização permite que o usuário, enquanto tiver com energia em seu smartphone, tablet ou gadget, carregue o seu powerbank através do sistema fotovoltaico utilizando energia solar, ele pode estar utilizando a bateria que ele carregou de forma sustentável durante o dia inteiro”.

A EcoBarraca é um braço da EcoVertte, uma empresa que está no mercado desde 2011 desenvolvendo soluções em energia renovável para o mercado de geração, conectividade e mobilidade urbana. Mais informações sobre o produto estão disponíveis em www.ecobarraca.com.br.

Última modificação em Segunda, 03 Outubro 2016 12:06
Avalie este item
(6 votos)
Vacy Alvaro

Jornalista/Fundação Parque Tecnológico Itaipu

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
Termos de Compromisso  |  Política Privacidade  |  Creative Commons 2014 • Todos os Direitos Reservados