Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Energias Renováveis: sustentabilidade e desenvolvimento econômico local

O município de Cascavel irá sediar, no dia 08 de novembro, o III Seminário de Energias Renováveis como Vetor do desenvolvimento do Oeste do Paraná. O evento é uma iniciativa da Câmara Técnica de Energias do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e conta com a organização do Sebrae/PR.

O encontro é destinado para produtores rurais, empresas, fornecedores da cadeia produtiva de energias renováveis, representantes do poder público, cooperativas agrícolas e agropecuárias, além de entusiastas da temática.

Felipe Marques, coordenador da Câmara Técnica de Energias do POD, explica os objetivos do evento:

“O principal objetivo é incentivar o aproveitamento de fontes de energias alternativas no oeste do Paraná, a eficiência energética e a geração distribuída. A ideia é explorar esse tripé como vetor de desenvolvimento da região. Durante o encontro teremos na programação a questão dos negócios com biogás; quais são as oportunidades através da produção de energia fotovoltaica na região; energia distribuída e as novas oportunidades que vieram através da alteração da Resolução 482 pela 687; e também eficiência energética e consórcio de energia elétrica”.

A demanda por energias renováveis no oeste paranaense tem aumentado nos últimos anos, graças aos bons resultados alcançados pelo setor do agronegócio. Marques, que também é gerente de Mercado e Negócios do Centro Internacional de Energias Renováveis–Biogás (CIBiogás), ressalta a importância de realizar essas discussões na região:

“Essa discussão é muito importante porque as energias renováveis demandam muita customização na modelagem de negócio. Existem diferentes oportunidades para diferentes negócios. Participar desse evento é uma oportunidade para que cada um entenda quais são as oportunidades que existem para o negócio que possui em sua propriedade, cooperativa ou empresa”.


O biogás - produzido a partir dos resíduos agropecuários - é uma das principais fontes de energias renováveis utilizadas na região

Esta é a primeira vez que o município recebe uma edição do Seminário que, a partir deste ano, torna-se itinerante. Um dos destaques da programação será a palestra “Organização de Grandes Consumidores de Energia – o modelo espanhol de negociação conjunta de demanda e preço”, trazendo experiências quanto à comercialização de energia na Europa.

Danieli Doneda, consultora do Sebrae/PR
, comenta a importância do seminário para o cenário econômico regional:

“Nós estamos há dois anos [de existência do seminário] discutindo a nossa região como potencial para geração de energia, principalmente na linha de biogás e fotovoltaica; também estamos inserindo o assunto de eficiência energética, pensando nos grandes consumidores de energia que nós temos na nossa região, principalmente as cooperativas que são fortes parceiras e que estão realmente envolvidas com iniciativas que pensam em sustentabilidade ambiental e também na questão de economia de energia como forma de competitividade empresarial, pois o custo com energia está entre os três principais custos na linha de indústrias”.

A consultora explica ainda que o Seminário irá disponibilizar um espaço especialmente para o fomento de novos negócios regionais:

“Esse será um evento bastante técnico, por isso temos apenas 150 vagas disponíveis. O público será extremamente empresarial. Também vamos dispor de 11 espaços disponibilizados para fornecedores da nossa região. O principal intuito é dar visibilidade a esses fornecedores; uma oportunidade de diálogo entre eles, de forma que possamos apoiar como Instituição, para que essas tecnologias fiquem mais próximas e acessíveis não só para as empresas e aos grandes consumidores, mas também para pessoas que queiram colocar um painel fotovoltaico em suas casas, por exemplo, ou pequenas empresas.”

O evento é gratuito e será realizado no Anfiteatro da Faculdade Assis Gurgacz (FAG) das 08h30 às 18h00. As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo telefone (45) 3321-7077, através do e-mail ou ainda no formulário https://goo.gl/tpcyQB.

Última modificação em Quarta, 30 Novembro 2016 12:36
Avalie este item
(1 Voto)

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
Termos de Compromisso  |  Política Privacidade  |  Creative Commons 2014 • Todos os Direitos Reservados