Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Cooperação internacional fortalece conhecimento técnico sobre biogás no Oeste do Paraná

Docentes das principais instituições de ensino do Oeste do Paraná participaram do treinamento. Foto: CIBiogás
Para aprimorar a execução de suas atividades, desde que foi constituído o CIBiogás (Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás), que está instalado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), busca exemplos de sucesso internacional no setor. Este é o caso da Áustria, onde há mais de 20 anos são desenvolvidas pesquisas relacionadas ao biogás.

E foi visando a cooperação internacional e acadêmica no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, com foco sobretudo no Oeste do Paraná, que o Centro promoveu um treinamento em Foz do Iguaçu (PR) por meio de uma parceria com a Universidade de Recursos Naturais e Ciências Aplicadas à Vida/BOKU, a Universidade Técnica de Viena/TU Wien e a Spirit Design, uma empresa internacional líder em design estratégico.

Além de colaboradores do CIBiogás, a capacitação realizada na Itaipu e no PTI reuniu professores e estudantes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Durante o curso foram abordados temas como microbiologia, pré-tratamento, tecnologias de biodigestão e refino do biogás. A participação das principais instituições de ensino superior do Oeste do Paraná fortaleceu o debate sobre a qualificação de profissionais, conforme explica o professor da Unila, Glaucio Roloff:

“Um dos gargalos da disseminação do uso do biogás é justamente a mão-de-obra dos profissionais que vão trabalhar, desde os operadores até os planejadores dos sistemas. Então as instituições tem um papel fundamental, desde cursos de extensão até cursos de graduação e pós-graduação para formar mão-de-obra com a capacidade de transformar o biogás não numa energia comum, mas como uma fonte substancial e significativa para a região, que tem um potencial muito grande para a produção de biogás. O intercâmbio é sempre importante para vencermos etapas. Nós temos a capacidade instalada de professores e laboratórios, mas não temos a especialidade no tema Biogás na profundidade que outros centros têm. Então, essa cooperação internacional é muito importante para capacitar o nosso pessoal e pular etapas”.

Os especialistas também conheceram a unidade de produção de biogás que está em construção na usina e o laboratório de biogás do CIBiogás - único da categoria acreditado pelo Inmetro no Brasil. O engenheiro civil do CIBiogás, Regean Gomes, comenta sobre a importância deste intercâmbio de conhecimentos:

“Para nós foi muito importante, porque como estamos construindo um tipo de projeto inovador - com nova tecnologia de biodigestão e nova tecnologia de mistura de resíduos para a produção de biogás e biometano - ter o retorno com muita experiência e propriedade dos professores austríacos foi bastante importante. Eles gostaram bastante do que viram aqui, porque perceberam um desenvolvimento no Brasil da tecnologia de produção de biogás. Para nós foi muito importante também, porque eles puderam fazer algumas orientações referentes ao próprio processo, ao monitoramento, à operação da planta, passando algumas experiências com base nos problemas que tiveram na operação desse tipo de biodigestor na Áustria e na Europa em geral”.

O CIBiogás (Centro Internacional de Energias Renováveis–Biogás) é uma instituição científica, tecnológica e de inovação, formada por um conselho com 16 instituições que desenvolvem e/ou apoiam projetos relacionados às energias renováveis. Sua estrutura conta com um laboratório de biogás e 11 unidades de produção de biogás no Brasil.
Última modificação em Quinta, 01 Dezembro 2016 12:48
Avalie este item
(1 Voto)
Vacy Alvaro

Jornalista/Fundação Parque Tecnológico Itaipu

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
Termos de Compromisso  |  Política Privacidade  |  Creative Commons 2014 • Todos os Direitos Reservados