Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Programa Agricultura Urbana de Curitiba recebe prêmio internacional

Foto: Valdecir Galor/SMCS

Uma ação de incentivo à agricultura orgânica, que fez uma cidade se unir para minimizar os efeitos decorrentes das mudanças climáticas. Assim é o Programa Agricultura Urbana de Curitiba, que engloba um conjunto de iniciativas municipais que resultam na redução das emissões de gases de efeito estufa.

 

Mais de 20 mil pessoas são atingidas anualmente pelo programa, que inclui 915 hortas urbanas, que ocupam 67 hectares e são divididas em dois modelos. No “Lavoura”, são mini chácaras em que cada lote é distribuído para uma família, que planta e colhe conforme a sua demanda. Já no “Nosso Quintal”, áreas menores são geridas por alguma instituição pública, como escolas e creches. As duas modalidades contam com assessoramento técnico do município.

O sucesso foi tanto que o programa recebeu na Cidade do México o prêmio C40 Cities Awards 2016, na categoria Cidades Sustentáveis, competindo com outros 160 projetos de 75 cidades. A premiação é promovida pelo C40, um grupo que reúne 40 prefeitos de cidades que se dedicam à criação de centros urbanos com melhor qualidade de vida para a população e pelo combate na redução das emissões de poluentes.

Rodolfo Brasil Queiroz, responsável pelo programa dentro da Secretaria Municipal do Abastecimento, ressalta a importância do reconhecimento internacional:

 

Esse prêmio, o C40, é uma rede de grandes cidades com objetivos principalmente ambientais. Eles buscam medidas para enfrentar as mudanças climáticas, através de políticas e programas que visem a redução da emissão de gases do efeito estufa e outros danos ambientais. Então, quando nós fomos inscrever nosso projeto para esse premio, demos um enfoque mais ambiental. Mas o projeto em si tem muitos benefícios - ambiental, econômico e social. E foi visto com bons olhos, porque nós vimos que além do objetivo principal do programa que era a produção de alimento, tínhamos um grande ganho ambiental que foi reconhecido internacionalmente.”

Queiroz explica como funciona o programa e destaca que ele é de fácil replicação para outras cidades.

 

Eles recebem da prefeitura, todos os insumos necessários, como sementes, mudas, corretivos de solo, adubo orgânico, além da assistência técnica de um engenheiro agrônomo. E no programa Nosso Quintal, que visa a utilização de instituições como escolas, unidades de saúde, CRAS, colégios estaduais – para a instalação de uma horta que vai ser usada além da produção de alimentos, para outras atividades pedagógicas e educação ambiental.”

 

Uma das questões pela qual o premio foi cedido para Curitiba, é porque esse é um projeto que é facilmente replicável e de baixo custo. Pode ser utilizado para outras grandes cidades e até cidades um pouco menores.”

 

Qualquer instituição ou associação comunitária pode se inscrever para o programa Nosso Quintal, o de menor escala. A primeira etapa para aprovação é uma visita técnica, onde a qualidade de solo é analisada. Entre os requisitos está a necessidade de se ter um responsável para, pelo menos, regar o local todos os dias.

 

Já a iniciativa “Lavoura”, fica sob a responsabilidade de associações de bairro. Cada família é responsável pelo seu lote e em casos de abandono, o terreno é repassado para outro interessado.

Escrita por Welyton Manoel com a supervisão do jornalista Vacy Alvaro.  

Avalie este item
(0 votos)

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
Termos de Compromisso  |  Política Privacidade  |  Creative Commons 2014 • Todos os Direitos Reservados