Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Criativos da Escola teve recorde de projetos em 2016 com destaque para ações de sustentabilidade

Encorajar crianças e jovens a transformarem suas realidades por meio do protagonismo, da empatia, da criatividade e muito trabalho em equipe. Esses são os objetivos do “Criativos da Escola”, um movimento global que surgiu na Índia e que atualmente já está presente em mais de 35 países.

Em 2016, a iniciativa bateu recorde de inscrições no Brasil. Foram 1014 projetos, mais do que o dobro do número registrado em 2015. Dentre eles, 11 foram selecionados de acordo com critérios como o potencial de transformação social. O assessor técnico do projeto, Gabriel Salgado, comenta sobre o sucesso da iniciativa e a qualidade dos trabalhos inscritos:

“O Desafio Criativos da Escola 2016 para nós foi muito exitoso. Tivemos um resultado super satisfatório não só porque mais do que dobramos as inscrições. Em 2015, foram 419. Em 2016, pulamos para 1014. Mas também porque tivemos um grande desafio de conseguir chegar aos projetos selecionados justamente pela qualidade de muitos dos que enviaram. Aí demonstra-se que não são casos puramente isolados, mas que tem bastante gente espalhada pelo Brasil fazendo seus esforços, muitas vezes superando problemas de infraestrutura, de condições de trabalho, para tentar garantir uma educação de qualidade, escutando os jovens, numa educação democrática, de qualidade, participativa, inclusiva.”

Em dezembro, os premiados participaram de uma série de atividades em Salvador (BA):

“A gente levou esses 11 grupos para Salvador (BA). Aí eles tiveram três dias de atividades. Nos dois primeiros dias, eles construíram conjuntamente um vídeo sobre colaboração. Eles se juntaram e a ideia era, como os 11 grupos de diferentes partes do país poderiam se unir e construir alguma coisa colaborativamente e que demonstrasse todo o espírito de colaboração, de trabalho em conjunto, de criatividade, de solidariedade, que eles já tinham realizado nos seus projetos nas suas cidades.”

A grande quantidade de projetos relacionados às temáticas Meio Ambiente e Sustentabilidade chamou a atenção dos organizadores.

“Dentre os 1014 inscritos em 2016, a gente observou que a ampla maioria dos projetos abordam as temáticas de meio ambiente e sustentabilidade. Dos 1014 projetos inscritos, nós tivemos 302 projetos abordando essas temáticas. Acreditamos que essa temática sempre surge com muito peso justamente por fazer sentido para a realidade dos alunos e para as questões que estão vivendo. Temos várias temáticas possíveis dialogando com o tema do meio ambiente e da sustentabilidade. Não só dialogando apenas com matérias específicas, como ciência e biologia, mas também com cultura local, identidade, criação de cidadania. Então, vemos essas temáticas mais uma vez mostrando o seu sentido, a sua efetividade e a sua importância para os jovens que são quem realizam esses projetos.”

Assim como no ano passado, em 2017 a Web Rádio Água também irá divulgar algumas destas iniciativas protagonizadas por jovens de todo o Brasil relacionadas às temáticas Água, Energia e Sustentabilidade. 

Estudantes da Bahia testam papel como opção de adubo na agricultura

Em colégio baiano, óleo usado é transformado em sabonetes para os sanitários

Estudantes da Bahia desenvolvem dessalinizador de baixo custo

Ecoponto na escola: descarte adequado para o lixo eletrônico







Última modificação em Sexta, 20 Janeiro 2017 15:55
Avalie este item
(0 votos)
Vacy Alvaro

Jornalista/Fundação Parque Tecnológico Itaipu

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
Termos de Compromisso  |  Política Privacidade  |  Creative Commons 2014 • Todos os Direitos Reservados