Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Cinema Ambiental: competição latino-americana da Mostra Ecofalante prorroga prazo para inscrições

Destaque
As inscrições para a competição latino-americana da 6ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental foram prorrogadas para até o dia 31 de janeiro. Podem ser inscritas produções finalizadas a partir de 2015 que tratem de temáticas socioambientais, como energia, água, mudanças climáticas, mobilidade, vida selvagem, desenvolvimento sustentável, entre outras.

O evento principal - que será realizado entre 30 de maio e 15 de junho em São Paulo (SP) - já se consolidou como espaço e para o debate e a reflexão acerca dos problemas contemporâneos. Segundo Chico Guariba, presidente da Ecofalante e diretor da Mostra, a iniciativa tem como objetivo promover as produções audiovisuais e a integração entre os participantes:

“Com o desenvolvimento dos trabalhos da Mostra, abrimos uma competição latino-americana, que já está em seu quarto ano. Uma competição que visava incentivar a produção de cinema nacional, que ainda é muito pequena dentro dessas temáticas socioambientais, e criar efetivamente uma integração com os colegas latino-americanos. Essa competição é bem interessante e vem crescendo enormemente. Já temos quase 300 produções inscritas. Ainda há uma oportunidade muito boa das pessoas inscreverem seus filmes.”

O regulamento e outras informações estão disponíveis no site www.ecofalante.org.br/mostra/inscricoes. Após avaliação do júri, serão premiados o Melhor Longa-Metragem (R$ 15 mil) e o Melhor Curta-Metragem (R$ 5 mil), além do Melhor Filme escolhido pelo público.

As produções selecionadas devem ser divulgadas no site do festival a partir de abril. Além da competição, a programação conta com a Mostra Contemporânea Internacional, que deve trazer ao público filmes exibidos nos principais festivais de cinema e documentário do mundo. Desde sua primeira edição, em 2012, a Mostra Ecofalante já mobilizou cerca de 120 mil pessoas, exibindo 333 filmes em 21 cidades, já que uma versão itinerante é promovida em outras cidades do interior paulista, levando a reflexão e o debate a vários espaços.

“A Mostra Ecofalante surge da própria Ecofalante, uma ONG criada em 2003 para educação para o desenvolvimento sustentável. Começamos inicialmente produzindo documentários com cunho socioambiental e esses documentários tiveram grande repercussão em festivais. Com esse trabalho, acabamos ter um intercâmbio nacional e internacional muito grande. E acabamos descobrindo uma produção de cinema ambiental, que discute os problemas contemporâneos, enorme, que virou pauta do cinema mundial a partir principalmente do começo desse século e esses filmes (premiados em grandes festivais e que concorriam ao Oscar) não tinha nenhuma chegada no Brasil. Não existia uma janela de exibição desses filmes no Brasil. Aí surgiu a ideia de criarmos a Mostra Ecofalante, mas não pura e simplesmente como mais uma mostra de cinema. Efetivamente como uma plataforma de informação e conhecimento para através do audiovisual debater os problemas contemporâneos.”

Em todas as noites do evento, a Mostra promove debates que partem dos filmes exibidos e contam com a participação de especialistas, pesquisadores, críticos e convidados especiais, como diretores e produtores nacionais e internacionais que também acompanham as sessões de seus filmes para conversas com o público. Mais informações podem ser obtidas na fan page da Mostra: www.facebook.com/mostraecofalante.
Última modificação em Quarta, 01 Fevereiro 2017 13:43
Avalie este item
(0 votos)
Vacy Alvaro

Jornalista/Fundação Parque Tecnológico Itaipu

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
Termos de Compromisso  |  Política Privacidade  |  Creative Commons 2014 • Todos os Direitos Reservados