Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

10 curiosidades que talvez você não saiba sobre o trator movido a biometano

O protótipo foi desenvolvido na Europa pela New Holland a partir do modelo T6.140. Antes de vir ao Brasil, o veículo foi testado em uma fazenda na Itália. Foto: JIE

Ele foi um dos destaques do Show Rural Coopavel 2017, em Cascavel (PR). Presente no estande da Itaipu Binacional, o trator movido a biometano chamou atenção dos visitantes que passavam pelo local. Mas o que esse tradicional veículo do campo tem de tão especial? Conversamos com diretor-presidente do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Rodrigo Regis de Almeida Galvão, que nos contou algumas curiosidades sobre o protótipo:

Biogás x Biometano

O biogás é o gás cru, tal como o petróleo. O biometano (CH4) é biogás purificado. Isto é, depois que são retirados os gases traços (vapor de água, gás carbônico, sulfeto de hidrogênio) obtêm-se a concentração de metano acima de 96.5%.


Vantagens

De acordo com dados da empresa da New Roland, a economia de combustível em relação a um modelo convencional é de 40%, com 80% menos emissões de poluentes. A autonomia, dependendo das condições de uso, pode chegar a cinco horas de trabalho ou mais.


O protótipo atraiu atenção dos curiosos e entusiastas durante o Show Rural Coopavel 2017. Foto: Vacy Alvaro
 


Origem do biometano

O biometano utilizado para o protótipo é oriundo da Granja Haacke, de Santa Helena (PR). O local tem uma estrutura com biodigestor, compressores e filtro para tratar dos dejetos gerados por gado confinado e galinhas poedeiras. A propriedade produz diariamente 1.500m³ de biogás. É de lá que sai o biometano que abastece 59 veículos da frota da margem brasileira da usina de Itaipu.



Trator movido a biometano sendo utilizado na Granja Haacke, em Santa Helena (PR). Foto: CIBiogas




Autonomia

Para trabalhar 6 horas, o trator precisa de cerca de 89m³ de biometano para abastecer os 9 cilindros. Ou seja menos de 15% da produção diária da propriedade.


Eficiência dos dejetos

Qualquer matéria orgânica pode ser transformada em biogás e, posteriormente, em biometano. A diferença está na composição do gás.



Produtor Nilson Haacke, um dos pioneiros no uso de biometano no Brasil.  Foto: CIBiogas


Custo

A previsão é que a tecnologia esteja disponível no mercado brasileiro nos próximos 4 anos. Ainda não há uma estimativa de valor.


Abastecimento

O trator é abastecido em uma "posto" de biometano instalado na Granja Haacke. O posto também abastece o veículo de passeio da família Haacke, uma Hilux adaptada. 
 


Posto de abastecimento instalado na Granja Haacke. Foto: CIBiogas


Pioneirismo


Nilson Haacke foi o primeiro produtor brasileiro a utilizar a tecnologia em solo nacional. O protótipo, ainda em fase de testes, também é pioneiro na América Latina. 



Responsáveis


O projeto é desenvolvido em parceria entre a Itaipu Binacional, o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) e a New Roland, com apoio da Fundação Parque Tecnológico Itaipu.


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, e o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, "testam" o trator de biometano. Foto: JIE


Futuro


Ainda em 2017, o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) deve lançar um outro modelo de trator, desta vez em parceria com uma empresa da Suíça. 



Ouça: 

O engenheiro ambiental do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), Rodrigo Baduco, explica o funcionamento do veículo e as vantagens socioambientais que ele pode proporcionar. Escute no player abaixo:







 
Última modificação em Domingo, 12 Fevereiro 2017 20:25
Avalie este item
(1 Voto)

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados