Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Sanepar fará levantamento da qualidade da água no Sudoeste do Paraná

 

Com a finalidade de manter a qualidade da água dos rios, que servem de fonte de abastecimento para cidades da região Sudoeste do Paraná, a Companhia de Saneamento do Estado (SANEPAR) vai elaborar relatórios da situação das bacias de cada manancial.

 

O trabalho, que será feito em parceria com as prefeituras municipais, tem como objetivo evidenciar, por meio de relatórios, possíveis focos de poluição. Quando finalizados, esses documentos serão encaminhados aos órgãos competentes para que sejam tomadas medidas de proteção à fonte de abastecimento.

 

Entre as principais causas de contaminação dos rios da região estão o manejo incorreto do solo e a insuficiência de mata ciliar. De acordo com a diretora de meio ambiente da Sanepar, Marilúcia Cyrino Rodrigues, é necessário manter contato permanente com a comunidade usuária e residente no entorno das bacias.

 

Não há nenhum efeito da nossa proposição se não for um trabalho conjunto. O [foco] principal é o morador -aquela pessoa que mora na beira do rio, que tem uma propriedade ou desenvolve alguma atividade que pode trazer algum impacto negativo. Mas ele também é nosso parceiro, pois da mesma forma que ele desenvolve sua atividade econômica, ele também preserva o rio. Ele também pode promover ações muito benéficas para aquele ambiente todo, proteger o rio, melhorar a qualidade dá água. Às vezes o que falta é esse contato mais próximo.”

 

Para se ter uma ideia da situação, a Estação de Tratamento de água do município de Chopinzinho começou a tratar a água em março do ano passado. Em menos de um ano, foram evidenciadas sete ocorrências de lançamentos irregulares de dejetos no Rio Chopinzinho. De acordo com o gerente regional da Sanepar, Aderbal Roncatto, a Companhia teve que paralisar o sistema de abastecimento, em prol à alteração das características da qualidade da água.

 

Teve várias ocorrências. Ocorreu que com a mudança das características da água tivemos que parar com o abastecimento público, parar por causa da qualidade da água do manancial. Não tinha como tratar a água. Percorrendo todo o manancial diagnosticamos o problema e repassamos para as autoridades competentes nesse sentido."

 

Devido à situação, foi criado grupo de trabalho, encabeçado pela Sanepar, Prefeitura e Emater, para coordenar as ações na bacia, orientando o planejamento e a execução de práticas mais adequadas. 

Última modificação em Quinta, 02 Março 2017 20:17
Avalie este item
(0 votos)

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
Termos de Compromisso  |  Política Privacidade  |  Creative Commons 2014 • Todos os Direitos Reservados