Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Atlas inédito vai mostrar o potencial energético solar do Paraná

Você sabia que o Paraná tem um grande potencial energético solar a ser explorado? A média dos valores de irradiação e de produtividade do Estado é maior do que em 29 países da Europa e 59% superior à média da Alemanha, país com a maior capacidade instalada do mundo.

As constatações fazem parte do último levantamento, feito em 2006. Essa base de dados está passando por uma atualização e fará parte do primeiro Atlas de Energia Solar do Paraná, uma iniciativa da Itaipu Binacional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O Atlas - que deve ser lançado na segunda quinzena de abril - trará dados de cada um dos 399 municípios do Paraná e poderá servir de base para a elaboração de políticas públicas de incentivo à ampliação do uso dessa fonte de energia renovável por meio de sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica (SFVCR).

De acordo com o superintendente de Energias Renováveis de Itaipu, Herlon Goelzer de Almeida, a publicação - que em breve ganhará um aplicativo - será de grande importância para a disseminação e popularização de informações relacionadas a essa fonte de energia limpa e renovável:

“O Paraná está entre os três primeiros estados em termos de uso de energia solar neste momento. Toda energia solar está crescendo na América Latina e o Paraná acompanha esse ritmo de crescimento. Nós temos hoje no Estado aproximadamente 900 sistemas instalados e o Atlas vai permitir que as pessoas se sensibilizem mais para essa possibilidade, e mais a frente, quando tivermos o aplicativo para uso em celular e outros equipamentos eletrônicos, possam calcular em cada ponto urbano ou rural do Estado a sua necessidade de energia baseado nos dados da sua conta de energia elétrica e inclusive estimar valores de custos de implantação. Eu acho que vamos dar um passo importante para contribuir com o estado e os setores produtivos, sejam urbanos ou rurais, no sentido de estimulá-los ao uso dessa energia que cresce no mundo todo. Talvez o Atlas seja um estímulo diferenciado para ampliarmos o número de unidades, sejam habitacionais ou em áreas produtivas (serviços, comércio ou indústria), ou mesmo no meio rural, ampliando a capacidade paranaense de geração de energia.”

O professor Dr. Gerson Tiepolo, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e coordenador do projeto, comenta sobre o potencial energético solar do Paraná:

“O menor valor é encontrado na cidade de Matinhos e o maior valor é encontrado no município de Prado Ferreira. Na realidade, eu poderia dizer que 80% do estado do Paraná tem um valor de irradiação solar extremamente alto. O potencial fotovoltaico do estado do Paraná, na média, é superior a 12 estados brasileiros e inferior a 14. Então o Paraná estaria bem no meio na média entre os estados”.

O Atlas é composto por um conjunto de mapas com valores de produtividade estimada total anual, média diária sazonal e média diária mensal do Paraná. O estudo mostrará que o incentivo à geração de energia elétrica por meio de fontes renováveis de energia tem crescido gradativamente de forma global e também no Brasil.

Uma das principais vantagens é que a energia solar é uma fonte alternativa que permite a geração de eletricidade de forma distribuída e próxima ao ponto de consumo, também de forma limpa e renovável, a exemplo da hidreletricidade.

Última modificação em Segunda, 20 Março 2017 16:23
Avalie este item
(4 votos)
Vacy Alvaro

Jornalista/Fundação Parque Tecnológico Itaipu

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
Termos de Compromisso  |  Política Privacidade  |  Creative Commons 2014 • Todos os Direitos Reservados