Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Em ação da Itaipu no Dia Mundial da Água, crianças acompanham proteção de nascente

Objetivo da ação foi conscientizar os alunos sobre a importância da água para a vida no planeta. Foto: Itaipu Binacional
Cerca de 300 estudantes da Escola Municipal Padre Luigi Salvucci, em Foz do Iguaçu (PR), participaram de uma aula diferente na última quarta-feira (22). Durante as celebrações do Dia Mundial da Água, as crianças acompanharam de perto o trabalho de proteção de uma das nascentes do Córrego Brasília, localizado na Vila C.

A atividade pedagógica foi organizada pela Itaipu Binacional com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância da água para a vida no planeta. Participaram da ação professores, pais de alunos, representantes da prefeitura e o padre da Paróquia Nossa Senhora da Luz, Ademar Oliveira Lins.

Apresentações artísticas também foram realizadas durante a ação do Dia Mundial da Água. Foto: Itaipu Binacional

Ainda na escola, antes de caminhar até a nascente, os jovens foram convidados a passar por uma dinâmica proposta por Luiz Nakasoni, secretário executivo na Diretoria de Coordenação da binacional:

“Nessa dinâmica utilizamos papel crepom, que foi instalado no teto de uma das salas, e o objetivo era simular como se esse ambiente fosse um rio. No chão, foram colocados vários lixos secos de diversas formas (como papel e plástico). Quando as crianças entravam na sala, era comentado para que elas entrassem na sala como se estivessem nadando, como se elas fossem os peixes. No meio da água estavam esses materiais no chão e perguntamos para elas: 'tem dificuldade para você nadar num rio que tem lixo (justamente o lixo que é levado para rua, jogado no chão e acaba caindo justamente no rio)? E depois foi feita uma roda com essas crianças e a dinâmica era o seguinte: conversar com elas, perguntando se foi difícil, se foi fácil, você concorda ou não concorda… trazendo a criança para se identificar com ambiente em que ela está, o que faz e as consequências que correm nesse ambiente.”

Foto: Itaipu Binacional


Durante a ação também ocorreram apresentações artísticas organizadas pela escola e alguns alunos levaram cartazes e pequenos cartões, em forma de gota, para celebrar o Dia Mundial da Água. O trabalho de proteção da nascente foi coordenado por Rubens de Souza, gestor de bacias hidrográficas da Itaipu, com apoio do pessoal da Associação de Defesa Ambiental de Matelândia. Ele explica a importância ambiental e histórica do Córrego Brasília para a região:

“As atividades iniciaram-se no dia 21, com uma simulação de limpeza e recolhimento de materiais que estavam jogados ali no entorno de uma das nascentes do Córrego Brasília, e paralelamente a isso iniciamos a proteção de uma das nascentes e seu entorno visando a recuperação dessa nascente com o apoio do Sr. João Ruziski, um agricultor de Matelândia que tem uma grande experiência nessa área de recuperação e proteção de nascentes de rios. A escolha pelo Córrego Brasília, porque desde dois anos para cá já estamos fazendo um trabalho junto à microbacia do Córrego Brasília, que abrange as regiões da Vila C Nova e Vila C Velha, onde já realizamos muitas reuniões, sensibilizações, Oficinas do Futuro com a comunidade, que culminou num grande pacto que é o Pacto das Águas. Essa escolha foi por essa questão desse trabalho que já vinhamos fazendo, até em função da importância do contexto histórico que hoje o Córrego Brasília (e a Vila C de modo geral) tem com a Itaipu Binacional, uma vez que a Vila C abrigou um grande número de operários que contribuíram para a construção da nossa usina.”


Foto: Itaipu Binacional

De acordo com o gestor, em breve novas atividades serão desenvolvidas no Córrego Brasília e seu entorno, envolvendo também apoio à cooperativa de catadores de materiais recicláveis e outra ações de Educação Ambiental.

Córrego Brasília tem importância história para a região. Foto: Itaipu Binacional


Última modificação em Segunda, 27 Março 2017 15:08
Avalie este item
(1 Voto)
Vacy Alvaro

Jornalista/Fundação Parque Tecnológico Itaipu

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
Termos de Compromisso  |  Política Privacidade  |  Creative Commons 2014 • Todos os Direitos Reservados