Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

No dia do aniversário, Curitiba “ganha” minicidade inteligente

Foto: Divulgação
Nesta quarta-feira (29), dia em que Curitiba celebra seu aniversário de 324 anos, foi aberta a segunda edição do iCities Kids. O evento - organizado pela empresa iCities em parceria com o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) e a Secretaria Municipal da Educação - tem como objetivo aproximar crianças e jovens a assuntos ligados à mobilidade urbana, tecnologia, meio ambiente e energias renováveis.

Na sede do Instituto Brasileiro da Qualidade e da Produtividade (IBQP), alunos de escolas do ensino público fundamental poderão participar de oficinas e dinâmicas sobre educação no trânsito e mobilidade, geração de energias, sustentabilidade e robótica. Adaptando os temas de forma lúdica e interativa, o processo de educação infanto-juvenil torna-se mais fácil e interessante de ser trabalhado na formação dos pequenos cidadãos.

Separação correta dos resíduos faz parte de uma das oficinas da ação. Foto: Divulgação

André Telles, um dos idealizadores do evento, explica os temas retratados nas oficinas:

“É uma ação de responsabilidade social, que inclusive tem o apoio e patrocínio da Itaipu, do Instituto Renault e do Instituto das Cidades Inteligente. Nós estruturamos um cenário lúdico de uma minicidade inteligente. Dentro do Instituto Brasileiro da Qualidade e da Produtividade montamos essa estrutura, um cenário que representa como se fosse uma cidadezinha em que as crianças entram em casinhas. Durante uma hora elas tem oficinas sobre educação no trânsito, em que conhecem questões como ciclomobilidade, compartilhamento de veículos, veículos elétricos. Veículos que não são só movidos a combustíveis fósseis. Aí elas começam a perceber que as cidades podem ter carros com menos emissão de CO2. Essas oficinas são separadas em três áreas. Na área da Tecnologia, esse ano estamos muito forte na questão da robótica e da realidade virtual. Na oficina das Energias Renováveis, além da própria hidrelétrica, a criança sabe que a energia também pode ser gerada pelo sol ou outras fontes, como biogás, biomassa e até mesmo hidrogênio. E a outra oficina que também consideramos muito importante é a oficina de Separação de Resíduos, em parceria com o pessoal do Curitiba Lixo Zero que mostra a questão de separar os resíduos em cinco áreas distintas e também a economia circular que isso faz, ou seja, o reaproveitamento do resíduo por meio de compostagem. Também é abordada a questão das hortas urbanas, telhados verdes, jardins verticais. Tudo para deixar as nossas cidades mais inovadoras e sustentáveis.”

A minicidade inteligente fica montada até o dia 28 de junho. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no site www.icitieskids.com.br.

Serviço

iCities Kids
Data: 29 de março a 28 de junho, com atividades todas as quartas-feiras
Horário: das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h30
Local: IBQP – Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade – R. Dr. Corrêa Coelho, 741 - Jardim Botânico - Curitiba – PR
Mais informações: http://www.icitieskids.com.br

Última modificação em Quarta, 29 Março 2017 14:34
Avalie este item
(0 votos)
Vacy Alvaro

Jornalista/Fundação Parque Tecnológico Itaipu

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
Termos de Compromisso  |  Política Privacidade  |  Creative Commons 2014 • Todos os Direitos Reservados