Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Em alusão ao Dia Mundial da Água, Parque Nacional do Iguaçu recebeu mutirão de limpeza

Foto: Rafael Rodrigues Machado/ICMBio
Todo o espetáculo das águas que pode ser visto nas Cataratas é proporcionado pelas águas do Rio Iguaçu. Em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, o local – considerado uma das novas Sete Maravilhas da Natureza – recebeu um belo presente.

Em uma ação organizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), funcionários, voluntários e instituições parceiras resolveram fazer um mutirão de limpeza dentro do Parque Nacional do Iguaçu, conforme explica o chefe do Parque, Ivan Baptiston:

“Há alguns anos desenvolvemos um conjunto de atividades comemorativas ou reflexivas em algumas datas. Especificamente no Dia da Água, temos programado durante esses anos uma atividade envolvendo principalmente o Rio Iguaçu dentro do Parque Nacional, e fazemos uma atividade de limpeza do rio e recolhimento do lixo que está acumulado no Parque, principalmente nas áreas de visitação. É uma atividade muito interessante, especialmente para comemorar e fazer uma reflexão sobre o Dia Mundial da Água. Fazemos uma atividade conjunta com vários parceiros. Trabalhamos muito com os nossos concessionários, o Hotel das Cataratas, a Cataratas S.A, o Macuco Safári, o Macuco EcoAventura, os bombeiros que fazem um trabalho muito importante junto com o pessoal que faz atividades verticais, com cordas, rapel e recolhem o lixo das partes mais inclinadas da encosta, do cânion das cataratas. É uma atividade muito interessante e que já realizamos há alguns anos.”

Bombeiros fizeram rapel pra retirar o lixo que estava na encosta//Foto: Rafael Rodrigues Machado/ICMBio

Durante a atividade, que envolveu cerca de 50 pessoas, aproximadamente 400 quilos de lixo foram retirados em quatro pontos de coleta. Todo o volume foi direcionado para a área de coleta seletiva do Parque. Segundo Baptiston, o mais importante a ser frisado é a ação, a reflexão e união de diferentes pessoas para esse mutirão de limpeza que já é realizado há 13 anos.

“A gente acha muito importante como Parque Nacional. Nosso foco e objetivo maior é a conservação da biodiversidade, conservação da beleza cênica e da singularidade das cataratas. Mas achamos importante também essas atividades, pois ficam bem marcadas. Até os visitantes acabam participando, isso chama a atenção para mantermos o nosso ambiente com qualidade, mantermos um ambiente limpo. Ainda mais nós aqui em Foz do Iguaçu, que temos dois grandes rios. O Iguaçu que termina seu desenvolvimento aqui no Rio Paraná. Então temos o Rio Iguaçu e o Rio Paraná, o que dá uma riqueza hídrica muito grande. Então chamar a atenção para valorizarmos cada vez mais os recursos hídricos, valorizarmos a água e a qualidade da água, é uma grande responsabilidade, e nós fazemos isso com um grande prazer.”

Foto: Rafael Rodrigues Machado/ICMBio

Outras duas atividades como essa serão realizadas durante o ano, no Dia da Mata Atlântica (27/05) e no Dia do Meio Ambiente (05/06). Além de Foz do Iguaçu, as ações também envolvem as comunidades lindeiras ao Rio Iguaçu.

Foram recolhidos aproximadamente 400kg de lixo//Foto: Rafael Rodrigues Machado/ICMBio

Escrita por Welyton Manoel com a supervisão do jornalista Vacy Álvaro
Última modificação em Segunda, 03 Abril 2017 13:07
Avalie este item
(1 Voto)
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
Termos de Compromisso  |  Política Privacidade  |  Creative Commons 2014 • Todos os Direitos Reservados