Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Desafio Criativos da Escola abre inscrições para projetos protagonizados por estudantes

Já estão abertas as inscrições para a edição 2017 do Desafio Criativos da Escola. O movimento tem como objetivo incentivar projetos desenvolvidos por crianças e jovens visando a transformação da realidade em que vivem. Realizado pelo Instituto Alana, o Desafio vai reconhecer 11 iniciativas que mais se destacarem por seu protagonismo e impacto social, e ainda levará três estudantes e um educador de cada grupo para uma viagem ao Rio de Janeiro.

A intenção é celebrar projetos desenvolvidos em colégios públicos ou particulares, que estimulem o protagonismo dos alunos e incentivem a formulação de soluções para eventuais problemas que atinjam as escolas, as comunidades ou os municípios onde moram. Além da viagem a ser realizada em dezembro, em que os grupos selecionados poderão trocar experiências e fortalecer suas ações, haverá também prêmios em dinheiro para o projeto e para o educador responsável.

Em 2016, a premiação foi realizada em Salvador (BA). Neste ano, o evento ocorre no Rio de Janeiro (RJ). Foto: Criativos da Escola.

O Desafio vem aumentando seu alcance ano após ano, conforme destaca Gabriel Salgado, assessor técnico do projeto. Ele também explica como funciona a ação:

“No primeiro ano, nós tivemos 419 inscrições de projetos, de todos os estados brasileiros. No ano passado isso mais que dobrou esse número, e fomos para 1014 projetos inscritos, de todas as regiões do Brasil também. E o movimento vai crescendo também, tanto de estudantes quanto de educadores, que estão dando escutando mais os alunos, dando mais espaço, mais vez e voz para os seus estudantes poderem realizar seus projetos (…) A gente vai receber as inscrições dos projetos até o dia 1º de outubro. Depois que recebermos todos os projetos inscritos, iremos passar por uma grande avaliação, observando os quatro princípios gerais que norteiam o movimento: criatividade, trabalho em equipe, empatia e o protagonismo (autoria dos alunos fazendo esses projetos). Aí vamos chegar numa quantidade de projetos, que serão enviados para um grupo de dez jurados. Esses jurados vão se reunir e, após a avaliação deles, iremos chegar a esses onze grupos que serão premiados.”

A grande quantidade de projetos relacionados às temáticas Meio Ambiente e Sustentabilidade tem chamado a atenção dos organizadores.

“Meio Ambiente e Sustentabilidade, nos dois anos de Desafio, foi o tema mais presente e recorrente dos projetos enviados para o Desafio Criativos da Escola. A gente percebe que é uma temática, não só fundamental de maneira ampla para a sociedade, mas também para os estudantes e educadores que refletem essa temática em seus projetos de acordo com a sua realidade, com o seu bioma e contexto local.”

Os interessados em participar do movimento devem enviar seus projetos já finalizados ou aqueles que ainda estejam em andamento para o site www.criativosdaescola.com.br até o dia 1º de outubro. Para os educadores que têm interesse em promover experiências de transformação protagonizadas por seus alunos, o movimento disponibiliza também em seu site um Material de Apoio, além de textos, vídeos e reflexões que podem contribuir com sua prática dentro e fora de sala de aula.

Pelo segundo ano consecutivo, o Desafio conta com o apoio do programa Parceria Votorantim pela Educação, do Instituto Votorantim, nos 53 municípios onde desenvolve suas atividades.

Criativos na WRA

Alguns projetos inscritos no Desafio Criativos da Escola já foram pauta aqui na Web Rádio Água. Confira!

Com a ajuda de idosos, estudantes montam catálogo de plantas medicinais

Estudantes da Bahia testam papel como opção de adubo na agricultura

Em colégio baiano, óleo usado é transformado em sabonetes para os sanitários

Ecoponto na escola: descarte adequado para o lixo eletrônico

Estudantes da Bahia desenvolvem dessalinizador de baixo custo








Última modificação em Segunda, 10 Abril 2017 13:17
Avalie este item
(0 votos)
Vacy Alvaro

Jornalista/Fundação Parque Tecnológico Itaipu

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
Termos de Compromisso  |  Política Privacidade  |  Creative Commons 2014 • Todos os Direitos Reservados