Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Cursos online sobre biogás estão com inscrições abertas

Serão formadas turmas para as capacitações sobre Operacionalização de Biodigestores e Energias do Biogás. Foto: CIBiogás
Segundo dados da Agência Internacional de Energias Renováveis, o Brasil é o segundo país que mais cria vagas de emprego na área de energia limpa, ficando atrás apenas da China. Para aproveitar este bom momento e se qualificar no tema, uma boa alternativa é participar dos cursos de Atualização em Energias do Biogás e Operacionalização de Biodigestores.

Ambos os cursos são oferecidos pelo Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás) e Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) - ambos instalados no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) – além da Embrapa. Até o dia 23 de abril estão abertas as inscrições para o curso de Operacionalização de Biodigestores. Já as matrículas para o curso de Atualização em Energias do Biogás podem ser feitas até 26 de maio pelo site www.cibiogas.org. 

O conteúdo programático dos dois cursos foi elaborado por especialistas, contam com o acompanhamento de tutores, e têm como base as experiências práticas construídas pelo Centro, que monitora 11 unidades de produção de biogás gerando energia elétrica, térmica e biocombustível.



 
Segundo Marcelo Alves de Sousa, gerente do Núcleo Pedagógico do CIBiogás, o curso de Atualização em Energias do Biogás representa uma importante oportunidade tanto para profissionais, como produtores rurais que buscam soluções para reduzir os passivos ambientais de suas propriedades:

“Quando a pessoa faz esse curso vai perceber que esse passivo ambiental, esse problema que ela tem, pode se converter numa solução para os problemas ambientais da região dela, inclusive com uma proposta de ganho financeiro, além do ganho ambiental. Porque a pessoa vai aprender a produzir biofertilizante (que pode ser utilizado na própria propriedade) e entender que com o biogás se pode gerar energia térmica, elétrica e até combustível.”

Já em relação ao Curso de Operacionalização de Biodigestores, a demanda foi detectada após uma pesquisa realizada entre os próprios alunos de outras capacitações promovidas pelo Centro.

Países com alunos já capacitados pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás).

“Os biodigestores são equipamentos usados para o processamento da matéria orgânica, que são essenciais para a produção do biogás, que gera energia térmica, elétrica e veicular. O conteúdo será abordado com três tópicos principais: processos bioquímicos na digestão anaerobia, tipos de biodigestores e controles de processos.”

Desde 2011, os cursos já capacitaram mil pessoas de 25 diferentes países. Por meio dos cursos é possível ainda compartilhar o conhecimento sobre energias renováveis obtido através de pesquisas da instituição e de parceiros. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.cibiogas.org ou telefone (45) 3576-7022.
Última modificação em Quarta, 12 Abril 2017 15:27
Avalie este item
(0 votos)
Vacy Alvaro

Jornalista/Fundação Parque Tecnológico Itaipu
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
Termos de Compromisso  |  Política Privacidade  |  Creative Commons 2014 • Todos os Direitos Reservados