Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Mapa sobre regiões homogêneas de evapotranspiração é mais uma ferramenta para o manejo racional da água

Foto: Irrigação.net
O Podcast Unesp em parceria com a área de Hidráulica e Irrigação do campus de Ilha Solteira da Unesp, publica semanalmente noticiários sobre a agricultura irrigada e agroclimatologia. O objetivo é orientar as formas de manejo racional da água e energia. Fernando Braz Tangerino, professor da Unesp de Ilha Solteira, apresenta o trabalho que levou a criação do mapa sobre regiões homogêneas de evapotranspiração.

“Em 2010, o projeto Modelagem da Produtividade da água em bacias hidrográficas, financiado pela Fapesp, implantou a rede agrometeorológica do noroeste paulista, passando a registrar em condições padronizadas as variáveis climáticas. Neste projeto, em 2011 é lançado o Canal Clima da Unesp Ilha Solteira, a parte visível da rede, se tornando mais um canal de comunicação, oferecido pela área de hidráulica e irrigação. Onde as variáveis agroclimatológicas são disponibilizadas a todos os internautas. Ela foi estabelecida para alicerçar as pesquisas em consumos de água pelas plantas, assume também um forte componente de extensão, com os dados disponibilizados de forma livre e gratuita, tanto em tempo real, como na base histórica, permitindo uma infinidade de aplicações, cada dia mais relevantes, face as mudanças climáticas e eventos extremos cada vez mais frequentes. E assim, irrigantes ao acessar o canal clima diariamente, sabem exatamente qual deve ser o tempo de irrigação para aplicar a água de acordo com as reais necessidades das culturas. Uma vez que é divulgada a iniciativa da evapotranspiração. Avançamos mais um pouco no apoio aos irrigantes, aproveitamos ainda mais os investimentos feitos com recursos públicos, e facilitamos o dia a dia na determinação das necessidades de água nas suas lavouras. O engenheiro agrônomo, Josué Ferreira da Silva Junior, defendendo seu doutorado junto ao programa de pós-irrigação e drenagem da Unesp, com a tese intitulada evapotranspiração de referência, como base para o manejo da irrigação no noroeste paulista. Utilizando dados provenientes da rede agrometeorológica do noroeste paulista, foi elaborado um mapa caracterizando as zonas homogêneas de evapotranspiração de toda a região, disponibilizando mais uma ferramenta para o adequado manejo da irrigação.”

Tangerino destaca a importância da ferramenta.

“Além de quantificar os meses de déficit hídrico de todo o noroeste paulista, foram determinadas e validadas, quatro zonas homogêneas de evapotranspiração. Que permite que irrigantes usem a base histórica da evapotranspiração para a transformação das suas irrigações. Diminuindo os custos de produção, aumentando suas receitas, e ainda preservando os recursos hídricos. Parabéns Josué por mais essa conquista. E aos avaliadores, Alberto Colombo, Daniel Carvalho, João Saad, Max Foleghatti, os nossos muito obrigado pelas sugestões e contribuição no refinamento de mais esse trabalho.”
Última modificação em Segunda, 17 Abril 2017 12:36
Avalie este item
(0 votos)

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
Termos de Compromisso  |  Política Privacidade  |  Creative Commons 2014 • Todos os Direitos Reservados