Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Logística e transporte regional será tema de simpósio em Toledo (PR)

Evento será realizado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Toledo.

A maior parte da produção agrícola nacional é transportada por vias rodoviárias, o que acarreta em custos e impactos ao meio ambiente. Isso não é diferente no Oeste do Paraná, região que se destaca principalmente pelo cultivo de grãos. Para debater potencialidades, impactos e gargalos do transporte de carga e de passageiros, será realizado em Toledo (PR), nos dias 18 e 19 de maio, o 1º Simpósio de Transporte e Logística para o Desenvolvimento Regional (Simtralog).

No Campus de Toledo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o evento deve reunir especialistas, técnicos, produtores rurais, acadêmicos e a comunidade em geral. A organização está por conta da Câmara Técnica de Infraestrutura e Logística do Programa do Programa Oeste em Desenvolvimento. 

Na programação estão previstas diversas atividades, como visitas técnicas, palestras, minicursos e mesas redondas. Segundo Patrícia Casarotto, professora da UTFPR, o simpósio será uma boa oportunidade para o intercâmbio de conhecimentos no setor:


“Percebemos a importância de reunir experiências locais e regionais na área de estradas rurais, mas também na logística de transporte como um todo. Para este primeiro evento, buscou-se organizar palestras, minicursos, visitas técnicas e apresentação de trabalhos acadêmicos e técnicos em quatro principais grupos de trabalho: transporte urbano, estradas rurais, geoprocessamento como ferramenta de apoio para transporte, e transporte de cargas. Com relação às palestras, os palestrantes serão profissionais com vasta experiência nas temáticas abordadas. Então, a expectativa é atingir todos os grupos de profissionais da região Oeste, especialmente das prefeituras e polos de formação acadêmica, buscando a gestão do conhecimento e trocas de experiências. Tragam suas experiências para as mesas redondas e vamos juntos buscar um sistema de transporte sustentável para a nossa região.”


Segundo o professor Weimar Rocha Jr. da Unioeste Campus Toledo, os temas têm influência direta na questão ambiental e nos preços repassados ao consumidor final:

“A maioria dos ganhos que temos dentro da porteira em eficiência é perdida na hora da produção é levada para outros destinos. Portos, armazéns e uma série de restrições que temos hoje no Brasil (estradas mal conservadas, armazéns insuficientes para as produções), que fazem com que o custo logístico fique muito elevado. Então a logística passa a ser relevante como elemento para melhorar a eficiência da agricultura e outros segmentos de nossa sociedade. Ela (a logística) tem um caráter interessante econômico e ambiental, porque se temos rodovias, portos e uma série de elementos de infraestrutura logística que são bem estruturados, consequentemente (diminui) o uso de combustível, a degradação do maquinário, que causam impacto indireto ao meio ambiente. Então esses fatores são de grande relevância tanto econômica, quanto ambientalmente. Conto com a participação de todos em Toledo (PR) neste evento para podermos discutir esses assuntos muito relevantes para a nossa sociedade do Oeste, inclusive a questão das estradas rurais que são elementos que irão integrar o produtor aos meios de produção que entregarão essa produção, além do deslocamento de pessoas. Tudo isso acaba impactando no desenvolvimento regional e na melhoria de nossa sociedade.”

Os quatro minicursos disponíveis aos participantes durante o Simpósio são: “Uso de ferramentas de Geoprocessamento”, “Estação Total - Levantamento e processamento de dados”, “Porto secos de fronteira, controle aduaneiro e poder de tributar do Estado” e “Projeto, execução e recuperação de estradas rurais”.

Mais informações sobre inscrições e a programação completa estão disponíveis no endereço http://ctinfralog.wixsite.com/simtralog.



Confira a programação completa:

Quinta-feira (18)

Minicursos e Visitas técnicas

07:30 - 08:00 // Credenciamento

08:00 - 12:00 // Visita Técnica GT2 : Estradas rurais de Toledo e Visita Tecnica GT1: Sorriso de Toledo (Limitado a 30 vagas)

08:00 - 12:00 // Visita Tecnica GT4: Ferroeste (Limitado a 14 vagas)

08:00 - 12:00 // Minicurso GT3: Geoprocessamento (Limitado a 20 vagas) Parte 1

13:30 - 18:30 // Minicurso GT3: Geoprocessamento Parte 2
Instrutor: Adalberto Rocha / Lucir Alves

13:30 - 18:30 // Minicurso GT2: Projeto, execução e recuperação de estradas rurais (Limitado a 20 vagas)
Instrutor: Mauro Cesar Wosniaki (CODAPAR)

13:30 - 18:30 // Minicurso GT3: Estação Total (levantamento e processamento de dados) (Limitado a 20 vagas)
Instrutor: Luís, Allcomp

13:30 - 18:30 // Minicurso GT4: Portos Secos de fronteira, controle aduaneiro e poder de tributar do Estado (Limitado a 20 vagas)
Instrutor: Roberto França

A participação nos minicursos será por adesão: R$ 10,00 (instruções na seção MINICURSOS)



Sexta-feira (19)

07:30 - 08:00 // Credenciamento

08:00- 08:10 // Abertura

08:10 - 09:00 // Palestra GT4: Ferroeste: Escoamento de produção e História da Ferroeste / Rodrigo César de Oliveira (Diretor Operacional da Ferroeste)

09:00 - 09:50 // Palestra GT4: Hidrovias Paraná-Paraguai e sua potencialidade para o desenvolvimento do Oeste do Paraná / Dr. Carlos Nadal (UFPR)

10:10 - 11:00 // Palestra GT3: Potencialidades da Geomática no desenvolvimento da Engenharia de Transportes / Dr. Irineu da Silva (USP)

11:00 - 11:30 // Mesa Redonda com os Palestrantes

13:00 - 14:30 // Apresentação de Trabalhos

14:30 - 15:20 // Palestra GT4: Porto Seco de Foz do Iguaçu: questões aduaneiras e territoriais / Dr. Roberto França (UNILA)

15:20 - 16:10 // Palestra GT1: Mobilidade e acessibilidade Urbana - Eng. Valter Fanini (CREA-PR)

16:30 - 17:20 // Palestra GT1: Ações do Paraná Cidade aplicadas à Mobilidade territoral / Arq. Carolina Sonda e Fabrício Morandi (Paraná Cidade)

17:20 - 18:10 // Palestra GT2: Programa Estradas Rurais Toledo / Dep. Estadual José Carlos Schiavinatto

18:10 - 18:30 // Mesa Redonda com os Palestrantes

18:30 - 19:00 // Encerramento com Coffee Break e Participação da banda Atlética da UTFPR-TD
Última modificação em Sexta, 05 Maio 2017 17:45
Avalie este item
(1 Voto)
Vacy Alvaro

Jornalista/Fundação Parque Tecnológico Itaipu

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
Termos de Compromisso  |  Política Privacidade  |  Creative Commons 2014 • Todos os Direitos Reservados