Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

ONU Meio Ambiente lança campanha global no Parque Nacional do Iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu foi escolhido como palco do lançamento por trabalhar o turismo sustentável de modo a valorizar a relação das pessoas com os parques. Foto: Marcos Labanca
Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente) lançou neste sábado (3), em Foz do Iguaçu (PR), a campanha global “Conectando as Pessoas à Natureza”.

O Parque Nacional do Iguaçu foi escolhido como palco do lançamento por trabalhar o turismo sustentável de modo a valorizar a relação das pessoas com os parques. Este ano, o chamado é para que as pessoas procurem estar rodeadas pela beleza da natureza e redescubram a importância de cuidar do meio ambiente.

A ideia central é impulsionar os esforços para a conservação do meio ambiente, transformando ações individuais em uma força coletiva que tenha um verdadeiro e duradouro legado de impacto positivo para o planeta, conforme explica Denise Hamú, representante da ONU Meio Ambiente no Brasil:

“Temos 195 países que estão celebrando o mesmo tema. É uma alegria muito grande estarmos em Foz do Iguaçu (PR). Cada um faz o que quiser. O importante é que você se reconecte com a natureza. Estamos sugerindo que as pessoas façam atividades em casa, em seus bairros, nas suas escolas, mas ao mesmo tempo estamos trabalhando com políticas públicas com o ICMBio e com o Grupo Cataratas para que a gente possa realmente ter mensagens que tenham mais peso, com grupos que se complementam, para que possamos passar a nossa mensagem.”

Neste ano, a data será comemorada mundo afora com mais de mil eventos. No Brasil, a Semana Mundial do Meio Ambiente foi aberta com a Meia Maratona das Cataratas, que contou com a participação de mais de 4,5 mil atletas. Outra atração é o Concurso de Fotografia #EstouComANatureza, cujos vencedores serão premiados com uma viagem para Brasília e um passeio em seus parques nacionais.

“Nós vamos fazer o maior álbum de fotos do mundo. Todos os países vão poder fazer ‘upload’ de suas fotos. Queremos que o Brasil esteja muito bem representado e esperamos que Foz do Iguaçu também dê o exemplo e que isso gere lindas fotos desse lugar maravilhoso. Mande para o nosso Facebook que iremos fazer ‘upload’ para o nosso site do Dia Mundial do Meio Ambiente.”


Outra atividade de destaque será realizada em parceria com o Ministério de Educação, com a distribuição para 150 mil escolas um guia digital de planos de aula sobre a importância da conexão da natureza para sua preservação. Também nesta semana está previsto um mutirão de plantio de mudas nativas no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ).

Ivan Carlos Baptiston, chefe do Parque Nacional do Iguaçu, contou da importância em sediar o lançamento da campanha e do compromisso do Parque nas causas ambientais:

“Lançar essa campanha #EstouComANatureza no Parque Nacional do Iguaçu é o que há de melhor, porque tem tudo a ver com a gente, tem tudo a ver com esse parque, tem tudo a ver com essa campanha. É um parque que recebe milhões de pessoas, com uma possibilidade de ofertar muitas experiências. Tem tudo a ver com que a gente faz e tem tudo a ver com que a gente constrói aqui. Eu acho que isso tem tudo a ver com essa campanha mesmo. Quando se fala em estar com a natureza é ter experiências e relações de contato com a natureza, e entender que há uma relação de pertencimento. É você estar mais próximo e incorporar valores, respeito, interesse para que possa cada vez mais proteger, respeitar e internalizar que a natureza nos pertence e que temos uma responsabilidade muito grande com isso.”

Na solenidade de lançamento da campanha, Bruno Marques Oliveira, presidente do Grupo Cataratas, citou algumas das importantes ações ambientais em andamento:

“A gente está com uma parceria grande com a ONU Meio Ambiente para tirar do papel muitas ações e fazer muito mais. Estamos com a ação ‘Mares Limpos’, uma campanha grande da ONU que será lançada essa semana no AquaRio, que também é gerido pelo Grupo Cataratas. Temos um sonho grande de despoluir a Baía da Guanabara. Não tenho dúvida de que, com esse apoio também iremos andar para frente também. No ‘Mares Limpos’, também estamos falando de Fernando de Noronha, que é outro atrativo que gerimos a visitação em parceria com o ICMBio. Na Meia Maratona estamos colocando 4,5 mil atletas e praticamente o dobro disso de familiares, em contato com a natureza. É uma série de ações. Queremos deixar os parques mais atraentes, trazer mais gente, mas de forma mais sustentável. Não adianta trazermos mais turistas com mais poluição.”

O Dia Mundial do Meio Ambiente é a data principal das Nações Unidas para incentivar em escala global a sensibilização e a criação de iniciativas em favor do meio ambiente. Ao longo dos anos, a data celebrativa cresceu e se tornou uma das maiores plataformas de divulgação da causa, sendo comemorada a cada ano por mais de um milhão de pessoas e em mais de 100 países.
Última modificação em Segunda, 05 Junho 2017 11:56
Avalie este item
(0 votos)
Vacy Alvaro

Jornalista/Fundação Parque Tecnológico Itaipu

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
Termos de Compromisso  |  Política Privacidade  |  Creative Commons 2014 • Todos os Direitos Reservados