Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Veja cinco dicas para economizar energia no inverno!

Foto: C2E
O inverno chegou! A estação mais fria do ano, amada por muitos e odiada por outros, já está batendo à nossa porta. E com a chegada do período, é preciso ficar atento a um detalhe muito importante – A economia de energia elétrica.

Com as temperaturas caindo, aumenta muito a procura por aquecedores, chuveiros elétricos e outros equipamentos que nos livram do frio. Automaticamente, o aumento do uso, aumenta a conta de luz no final do mês. Segundo especialistas, esses equipamentos podem representar mais de um terço do consumo de energia.

Pensando nisso, nós preparamos uma lista com cinco dicas para você economizar energia nesse inverno.

1 – Chuveiros Elétricos: Nada de abusar na ducha! A recomendação é ficar o mínimo possível no banho. A potência de chuveiros comuns, chega a aproximadamente 5.500W, isso significa que se em uma família de quatro pessoas, cada integrante tomar um banho de 15 minutos, no final do mês, a conta pode aumentar em até R$ 100,00.

2 – Iluminação: Que tal usar o sol não só para se aquecer? Durante o dia, é importante deixar a casa aberta para que a luz solar ilumine e limpe o ambiente. A outra dica está no alto. Troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED, que consomem de 60% a 80% menos energia.

3 – Eletrodomésticos: Se engana quem pensa que os aparelhos só gastam energia enquanto estão ligados. Televisores e computadores, continuam consumindo energia no modo stand by. Por isso é recomendado tirar da tomada após o uso; Verifique também as borrachas de vedação das geladeiras e não abra ela sem necessidade; Evite deixar os aquecedores ligados por muito tempo e só utilize quando estiver no ambiente. Eles podem ser os responsáveis por até 1/3 do gasto mensal.

4 – Máquinas de lavar e secar: Também é importante ficar de olho nas programações das máquinas de lavar. Escolha modos de lavagem mais curtos, pois geralmente, as roupas não sujam tanto no inverno. Programe-se para fazer a lavagem em um dia específico. Assim, a máquina não é ligada mais de uma vez por semana.

5 – Compra consciente: Há alguns anos, os eletrodomésticos carregam selos que mostram a eficiência energética do aparelho. Sendo assim, na hora de comprar um novo, opte por aqueles que consomem menos energia. Os mais eficiente e econômicos, possuem a letra “A”.

(Com informações de Ciclo Vivo e Simplic)
Última modificação em Quinta, 06 Julho 2017 13:33
Avalie este item
(0 votos)
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados