Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Prêmio Braztoa de sustentabilidade está com as inscrições abertas

Foto: Divulgação
A prática do turismo sustentável está despontando cada vez mais no cenário brasileiro. Um exemplo disso, está no lançamento da sexta edição prêmio Braztoa de Sustentabilidade. A iniciativa é da Associação Brasileira de Operadoras de Turismo, juntamente com o Ministério do Turismo. A primeira edição foi realizada em 2012, e no decorrer dos anos, se adaptou para premiar as mais diversas práticas desse setor. É o que conta Mônica Sâmia, CEO da Braztoa.

“Quando ele começou, a gente tinha uma categoria ambiental, uma social e outra econômica. Ai depois com o passar dos anos, a gente foi fazendo ajustes, e agora neste ano, a gente tem duas modalidades novas. Hoje a gente premia os associados da Braztoa, numa outra categoria a gente premia as agências de viagem que geralmente vendem para o varejo, normalmente compram os produtos das operadoras e vendem no varejo. Temos uma outra categoria que é pra meios de hospedagem e resorts. A gente tem uma outra que é de projetos inovadores. Ai não são iniciativas já aplicadas, são ideias e projetos que estudantes podem apresentar e que contribuam para o desenvolvimento do turismo de forma mais sustentável. A gente tem uma outra categoria que nós criamos, que chamamos de parceiros do turismo. Significa que todos aqueles que não tem uma categoria específica, podem se credenciar dentro dessa daqui que são os parceiros. Todo ano a gente vai tentando ver, a gente faz balanço do que está funcionando, de oportunidades que temos, pra tentar dinamizar essa premiação. "

Mais de 56 projetos já foram premiados. De acordo com Mônica, a evolução foi necessária, pois o objetivo era que acontecesse uma mudança incluindo além dos associados e agências, toda cadeia turística. O que envolve hotéis, companhias aéreas, empresas de receptivos e atrativos. Isso resultaria em um serviço sustentável, e não só em uma gestão sustentável.

A CEO da agência, comenta ainda sobre o futuro desse cenário do turismo sustentável.

“Eu não poderia dizer que está ficando comum. Eu posso dizer que a gente tem ampliado ano a ano. Mas é uma batalha e tanto. Ainda mais no período em que a gente vive, onde a crise econômica acabou afetando a vida de todo mundo, é muito difícil as pessoas saírem do lugar comum, de achar que sustentabilidade é só uma despesa, é alguma coisa que não é prioritária. A grande dificuldade é que as empresas ainda não incorporaram a sustentabilidade no seu DNA. Elas ainda acham que é uma coisa a parte, e isso faz com que elas não priorizem isso. Elas vão priorizar venda, priorizar as coisas mais emergenciais e deixam isso para depois. Eu acho que a gente tem ampliado cada vez mais, tem dado cada vez mais clareza e tem trazido isso pro dia a dia da empresa. Esta mais presente, mas eu ainda acho que não é comum na vida deles. Acho que o mundo está se transformando, os destinos estão se tornando matéria-prima para os empresários que atuam no turismo. A gente espera que todos possam ter consciência da importância de preservar esses destinos, de valorizar a cultura e fazer com que essa atividade seja realmente sustentável.”

O prazo para as inscrições vai até 1º de setembro, e podem ser feitas pelo site braztoa.com.br/premio. No endereço, é possível encontrar todo o regulamento e instruções para fazer a inscrição da iniciativa.

*Com a supervisão da jornalista Poliana Corrêa
Última modificação em Quinta, 27 Julho 2017 14:12
Avalie este item
(0 votos)
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
Termos de Compromisso  |  Política Privacidade  |  Creative Commons 2014 • Todos os Direitos Reservados