Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Em SP, moradores podem trocar lixo reciclável por frutas, pães e peixes

Gilberto Benzi
“Reciclou, Levou.” Este é o nome do mais novo programa da prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, que visa incentivar a prática da coleta seletiva entre os moradores da cidade. Como? A iniciativa propõe a troca de resíduos sólidos recicláveis por alimentos.

O escambo acontece no caminhão da Cooperben, Cooperativa de Beneficiamento de Materiais Recicláveis e Educação Ambiental do município, que por enquanto aceita resíduos plásticos – como garrafas PET, embalagens de produtos de limpeza e sacolas plásticas – e óleo de cozinha usado.

Os recicláveis levados até o local são pesados e convertidos em cupons de compra para os moradores. O valor do benefício varia de acordo com o material entregue e com o resultado da balança: 1 kg de PETs, por exemplo, vale R$ 0,70. enquanto um litro de óleo de cozinha usado rende R$ 0,50.

Os cupons podem ser trocados em três diferentes comércios, vinculados à prefeitura: o Caminhão do Peixe, que comercializa pescados, a Panificadora Solidária, que vende pães frescos, e a Feira da Economia Solidária, que oferece frutas, verduras, legumes e hortaliças a preços acessíveis para os consumidores.

Um bom jeito de incentivar a população a reciclar seu lixo, não?

Se você mora em Guarujá e quer saber onde está o caminhão da Cooperben, basta acompanhar o Facebook da Prefeitura. Semanalmente, eles divulgam a programação do Caminhão do Peixe, que é a mesma do caminhão da cooperativa.

Débora Spitzcovsky/ The Greenest Post (Matéria disponível em: http://thegreenestpost.bol.uol.com.br/em-sp-moradores-podem-trocar-lixo-reciclavel-por-frutas-paes-e-peixes/)
Avalie este item
(0 votos)
The Greenest Post

A sustentabilidade como você nunca viu. O TheGreenestPost é formado por garotas que se cansaram de notícias apocalípticas e querem dar espaço para projetos e pessoas que buscam fazer a diferença. Se você busca inspiração e não sabe por onde começar, junte-se a nós! Website.: thegreenestpost.bol.uol.com.br/
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados