Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

6ª edição do Escola de Combustão irá abordar biocombustíveis

O biometano tem se destacado na região oeste do Paraná. Foto: CIBiogá
O curso de Engenharia de Energia da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) promove, de 7 a 11 de agosto, a 6ª Escola de Combustão, evento bienal organizado pela Rede Nacional de Combustão (RNC). Esta é a primeira vez que o Paraná recebe uma edição do encontro, que será realizado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e terá como tema combustão de biocombustíveis para geração de eletricidade e calor de uso industrial.

Apesar de não se tratar de uma unanimidade na comunidade acadêmica, alguns pesquisadores relacionam as ações humanas como fatores que impulsionam as alterações climáticas. Neste cenário, abordar o uso de biocombustíveis é de suma importância, conforme destaca o professor da UNILA, Fabyo Luiz Pereira:

“Então, dentro dessa linha de pensamento, a questão dos biocombustíveis entra como uma fonte energética que é capaz de reduzir substancialmente esse tipo de problema uma vez que os biocombustíveis – de acordo com o que a gente aprende nas universidades – os biocombustíveis possuem um ciclo que carbono que se compensa”.


De acordo com Fabyo, uma das motivações para a realização da Escola de Combustão em Foz do Iguaçu é a existência de um forte setor agroindustrial na região:

“A gente têm programado algumas palestras e também dois cursos intensivos que serão ofertados para profissionais da área de combustão. Esses dois cursos serão ministrados, um com a temática de combustão de biocombustíveis e o outro com a temática de modelagem do transporte e cinética química na combustão de biocombustíveis. Esses dois temas têm muita atratividade na região tendo em vista que a região tem uma vocação agroindustrial, quer dizer, temos a produção de grãos e a cadeia de proteína animal. Então, a gente acredita que essa temática tem muita a ver com boa parte da economia da região”.

Além dos cursos, a programação conta com mesas-redondas e palestras que irão abordar temáticas como “Oportunidades em biocombustíveis para o setor industrial”, “Geração de eletricidade por combustão e gaseificação e biomassa” e “Uso de biodiesel em Motores de Combustão Interna”.
Podem participar do evento professores, pesquisadores, pós-graduandos, profissionais da área de combustão e profissionais que atuam no setor agroindustrial.

Outras informações estão disponíveis no endereço redenacionaldecombustao.org.
Última modificação em Quarta, 02 Agosto 2017 20:12
Avalie este item
(0 votos)

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
Termos de Compromisso  |  Política Privacidade  |  Creative Commons 2014 • Todos os Direitos Reservados