Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

UTFPR e CIBiogás oferecem especialização sobre biogás

Segue até o dia 1º de outubro, o prazo de inscrições para o curso de especialização em Tecnologias da Cadeia Produtiva do Biogás na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A especialização é resultado de uma parceria entre a instituição de ensino, o Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás) e a Itaipu Binacional.

O curso será ofertado na modalidade semipresencial, com quatro encontros realizados em Foz do Iguaçu (PR) iniciando no dia 6 de novembro. O conteúdo foi produzido por especialistas, com o objetivo de atualizar profissionais que desejam atuar na cadeia energética do biogás.

E o mercado é promissor. De acordo com dados da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), esse tipo de energia emprega quase 10 milhões de pessoas no mundo. O Brasil é o segundo país com mais empregos no setor, atrás apenas da China, e o biogás está entre as dez fontes energéticas em desenvolvimento que mais geram emprego no planeta. No ano passado, foram 333 mil postos de trabalho.

Thiago Edwiges, professor adjunto da UTFPR Campus Medianeira, comenta sobre os objetivos do curso:

“Primeiramente é atender às normas ambientais vigentes, especialmente a Política Nacional de Resíduos Sólidos que prevê o tratamento dos resíduos orgânicos e incentiva a recuperação energética desses resíduos, e também gerar mão-de-obra capacitada tanto para atuar nas plantas de biogás que já estão em operação, quanto para dimensionar e operar novas plantas de biogás”.



O professor também comenta sobre as linhas gerais do conteúdo programático da capacitação:

“As competências que o aluno pode esperar com o curso são a caracterização dos substratos que podem ser transformados e aproveitados para a produção de biogás; as estimativas do potencial de geração em função do tipo de material, resíduo ou efluente; o dimensionamento dos biodigestores, assim como as formas de operação e manutenção; e também a viabilidade econômica, que é a resposta final do processo”.

O quadro de docentes da especialização é 100% composto por mestres e doutores. Os alunos também terão a oportunidade de realizar visitas técnicas às unidades de produção do CIBiogás. A gerente do Núcleo Pedagógico do Centro, Leidiane Mariani, destaca a importância da parceria.

“Essa parceria com a UTFPR é muito importante para o CIBiogás no cumprimento de sua missão de consolidar o biogás como fonte de energia sustentável, por meio da difusão do conhecimento”.

No total são ofertadas 60 vagas para o curso que tem carga de 360 horas distribuídas em 12 meses. O certificado de conclusão conta com a chancela do CIBiogás. Mais informações sobre o curso estão disponíveis no endereço www.cibiogas.org/educacao. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail ou pelo telefone (45) 3576-7022.


Última modificação em Quarta, 20 Setembro 2017 16:45
Avalie este item
(0 votos)
Vacy Alvaro

Jornalista/Fundação Parque Tecnológico Itaipu

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados