Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Missal promove ações no Programa Encontros e Caminhos

Foto: Prefeitura de Missal

Construção de cisterna, incentivo à agroecologia e aquecedor solar elaborado a partir de materiais reciclados. Estas são algumas das atividades promovidas em Missal (PR) durante o Programa Encontros e Caminhos 2017, desenvolvido nos 29 municípios da Bacia do Paraná 3 por meio de um convênio entre Itaipu e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros.

No município que conta com pouco mais de dez mil habitantes, doze atividades estão previstas no programa. Três delas já foram executadas, como a construção de uma cisterna “ferro e cimento”. O reservatório de 30 mil litros deve servir como exemplo para toda a cidade, conforme explica o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Missal, Altair Luiz Fetzner:

“Essa cisterna ferro-cimento foi estratégico porque pegamos uma propriedade que tem carência de água e vamos utilizar essa propriedade como referência para os agricultores e a população em geral, porque até o pessoal da cidade tem interesse em fazer esse trabalho com cisterna. Ela vai captar água de um telhado de galpão, armazenar essa água que posteriormente será utilizada em uma horta mandala.”


Foto: Prefeitura de Missal

O secretário também ressaltou a participação da população nas ações promovidas no Programa Encontros e Caminhos.

“A gente está notando que a população está demonstrando muito interesse. São ações inovadoras que servirão de exemplo para outros produtores. Estamos tendo muita participação dos produtores orgânicos do município. Eles estão ajudando a construir tanto a cisterna como a horta. Estamos trabalhando em forma de mutirão, o que está sendo muito bom, e vemos o empenho de todos nessas ações.

Uma das ações mais aguardadas pela população de Missal será realizada no dia 10 de outubro: uma oficina de construção de aquecedores solares a partir de materiais reciclados como caixas Tetra Pak e garrafas pet. As atividades vão acontecer na propriedade de Lourdes e Adenilson Rodrigues, moradores da Linha São Sebastião.


Foto: Prefeitura de Missal


As oficinas contam com o auxílio do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa) e ainda contam com a participação de organizadores do Encontros e Caminhos de Ramilândia e Diamante do Oeste. Até o final de novembro, os 29 municípios da BP3 realizarão vários eventos de cunho educativo, cultural e socioambiental.

Última modificação em Quinta, 26 Outubro 2017 13:04
Avalie este item
(1 Voto)
Vacy Alvaro

Jornalista/Fundação Parque Tecnológico Itaipu

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados