Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Unesp realiza IV Workshop de Águas Subterrâneas

O PodAcqua Unesp publica depoimentos de especialistas sobre diferentes aspectos ambientais, sociais e políticos relacionados à água. Didier Gastmans, pesquisador do Centro de Estudos Ambientais da Unesp em Rio Claro e coordenador do IV Workshop de Águas Subterrâneas dos Comitês e da Agência PCJ (referentes aos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), informa detalhes do evento que será realizado entre 25 e 27 de setembro na Unidade sob a temática “Compartilhando Experiências”.

“Esse workshop é realizado a cada dois anos e é promovido pela câmara técnica de águas subterrâneas dos comitês de bacia PCJ e conta com o apoio da agencia PCJ e da Unesp de Rio Claro. O principal objetivo dele é exatamente trazer para a discussão do público em geral a questão das águas subterrâneas dentro da bacia PCJ, que é uma bacia onde o forte do uso de água está relacionado a água superficial.”

O professor aponta detalhes da programação.

“São três cursos que vão ser promovidos envolvendo diversos assuntos. Desde construção de poços, gestão integrada de águas superficiais subterrâneas e um curso de amostragem e mesas redondas que vão oferecer uma panorama tanto nacional quanto local a respeito da utilização de águas subterrâneas. O grande tema desse workshop é compartilhar experiências. Então nós estamos trazendo técnicos da região nordeste do Brasil, de Minas Gerais, pessoas do serviço geológico do Brasil e pessoas que estão ligadas a universidades e empresas privadas também. Criar uma condição de ter um grande fórum a respeito de águas subterrâneas. Apesar de já estar com as inscrições fechadas, é possível as pessoas que tiverem interessadas aparecerem nos dias das palestras – 26 e 27 de setembro – que a gente dá um jeitinho das pessoa participar e discutir com a gente esse tema que é importante.

Gastmans comenta relevância do evento.

“As águas subterrâneas são os recursos hídricos invisíveis. É muito importante a gente trazer esse tema para ser abordado por um grande público, exatamente porque em momento de crise hídrica, é exatamente esse reservatório que vai complementar uma demanda necessária que muitas vezes por conta dessas crises, como a de 2014 e 2015, um exemplo típico disso, essa água é capaz de suplementar em algumas condições, a demanda que a água superficial acaba não conseguindo suprir naquele momento. E a gente estar discutindo aspectos relacionados a uma gestão consciente, envolve exatamente estar preparado para essas novas situações de crise hídrica que podem vir a aparecer.”
Avalie este item
(0 votos)
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
Termos de Compromisso  |  Política Privacidade  |  Creative Commons 2014 • Todos os Direitos Reservados