Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Foz do Iguaçu recebe Torneio Sul-Americano de Arremesso de Celular

Foto: DI Itaipu
Que as mudanças tecnológicas acontecem rapidamente, todos já sabem. E no meio de todas essas atualizações, acabamos não descartando no local correto os aparelhos eletrônicos que não utilizamos mais. Pior que isso, muitas vezes eles vão parar na natureza, prejudicando o meio ambiente.

Mas em Foz do Iguaçu (PR), um evento que já é realizado há quase dez anos, serve como um incentivo à destinação correta para esse material de uma forma bem interessante. É o Torneio Sul-Americano de Arremesso de Celular. Nele, é possível, literalmente, jogar fora todo o lixo eletrônico acumulado.

O coordenador e criador do evento, Gabriel Campos Neto, conta que a inspiração para a criação do evento em 2008 foi um torneio parecido realizado na Finlândia. Para ser promovido por aqui, ele passou por algumas modificações e melhorias.

“Colocamos o lado social com a arrecadação de alimentos. No primeiro evento foram 120 quilos de alimento doados pela comunidade e esse ano creio que chegue a 12 toneladas. Nesses anos todos, chegará a 42 toneladas em dez anos. Esses alimentos serão destinados para as entidades assistenciais. Também recolhemos mais de 28 toneladas de lixo eletrônico, dando o destino correto para esses materiais.”

Com o passar dos anos, o torneio deixou de ser apenas composto pelo arremesso dos eletrônicos e virou um grande evento para toda a cidade.

“Vai ter o mutirão da saúde, onde a 9ª Regional de Saúde e mais algumas instituições farão alguns tipos de exames (AIDS, hepatite, diabetes, pressão arterial, tudo gratuito para a comunidade), exposição de carros antigos, apresentação de adestramento de cães, exposição da Polícia Ambiental (dos seus equipamentos de trabalho e de conscientização ambiental), recolhimento do lixo eletrônico, brincadeiras para crianças e também teremos distribuição de brindes, como camisetas, bonés e mudas de árvores nativas para aqueles que se inscreverem.”

Outro aspecto importante é a destinação correta que é dada ao lixo recolhido. Tudo o que é depositado é levado para uma empresa especializada nesse tipo de descarte.

“Após o recebimento e entrega, eles dão um certificado ambiental para o evento. O problema do lixo eletrônico não é somente entregar. São os dados, as informações que têm nesses equipamentos como celulares, computadores, máquinas fotográficas, então a empresa é responsável civil e criminalmente para que essas informações não vazem. Ela tem que descartar e tem que destruir todo o disco rígido do equipamento.”

O evento

O torneio será realizado no dia 1º de outubro no Gramadão da Vila A em Foz do Iguaçu, a partir das 9h. As inscrições devem ser feitas no local juntamente com a entrega de 2 quilos de alimentos não perecíveis.

Além de praticar esporte e se livrar do lixo eletrônico acumulado, os vencedores do evento irão receber vários prêmios como ingressos para o cinema, passeios nos principais atrativos da cidade. E mais: quem conseguir quebrar o recorde do evento, ganhará um pacote completo de viagem para Maceió (Alagoas), com direto a acompanhante. Até hoje, o recorde é de uma arremesso de 102,3 metros, registrado em 2014. O desafio está lançado!

*Com a supervisão do jornalista Vacy Álvaro
Avalie este item
(0 votos)

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
Termos de Compromisso  |  Política Privacidade  |  Creative Commons 2014 • Todos os Direitos Reservados