Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Em visita aos EUA, professor da Unesp apresenta trabalhos realizados em parceria com Fapesp na área de manejo da irrigação

O Podcast Unesp em parceria com a área de Hidráulica e Irrigação do campus de Ilha Solteira da Unesp, publica semanalmente noticiários sobre a agricultura irrigada e agroclimatologia. O objetivo é orientar as formas de manejo racional da água e energia. Fernando Braz Tangerino, professor da Unesp de Ilha Solteira, conta detalhes de sua visita a Universidade de Nebraska Lincoln e na Texas Tech University em Lubbock, por meio do programa Fapesp Week.

“Estamos nos Estados Unidos participando do Fapesp Week. Uma comitiva de pesquisadores que contaram e contam com o apoio financeiro da Fapesp para a realização de projetos de pesquisa, e que estão na Universidade de Nebraska Lincoln e na Texas Tech University em Lubbock para mostrar os resultados de suas pesquisas e como pretendem continuar contribuindo para uma sociedade melhor, através da ciência em diferentes áreas do conhecimento. De uma forma clara e objetiva, o Fapesp Week tem por objetivo proporcionar as condições iniciais para a concretização de parcerias internacionais. Em nossa apresentação, abordamos a rede agrometeorológica do noroeste paulista implementada em 2010 com os recursos das Fapesp no projeto de modelagem da produtividade da água em bacias hidrográficas com mudanças de uso da terra. E que teve por objetivo introduzir estudos que combinam sensoreamento remoto e o conceito de redes de estações agrometeorológicas para evapotranspiração e o uso da água na agricultura em diferentes escalas, até então inexistentes na região. Para um público presente bem amplo e diversificado, caracterizamos climaticamente a região noroeste paulista com oito meses de déficit hídrico, com as mais altas taxas de evapotranspiração, as mais altas temperaturas do estado de São Paulo e a importância dos sistemas de irrigação para a produção de alimentos e o consequente desenvolvimento socioeconômico da região. Mostramos que combinamos ensino, pesquisa e extensão em nossas atividades, as técnicas, os softwares, os coeficientes e os indicadores possibilitam aos irrigantes produzir mais alimentos com menos água. Destacamos os trabalhos em cana, feijão e milho e a divulgação da evapotranspiração de referencia a cada hora, a partir de nove estações agrometeorológicas. E ainda, para quem está fora da região, mas dispõe de dados climáticos, o software smile, sistema para manejo da agricultura irrigada, desenvolvido pela área de hidráulica e irrigação da Unesp Ilha Solteira, que possibilita aos quase 11 mil usuários que fizeram o download, estimar a evapotranspiração de referência, das culturas e assim aplicar água no momento e na quantidade adequada para uma máxima produtividade.”
Avalie este item
(0 votos)
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados