Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

“Grafite ambiental” é atração do Programa Encontros e Caminhos em Maripá (PR)

A 3ª edição do Programa Encontros e Caminhos, promovido pela Itaipu Binacional em parceria com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, está movimentando a população de Maripá, considerado o quinto município do Paraná no quesito qualidade de vida.

Um dos destaques da programação foi a oficina de arte urbana ministrada pelo artista Isaac Souza de Jesus aos adolescentes da cidade. Após uma breve introdução sobre a utilização do spray e uma contextualização histórica sobre a cultura hip-hop, eles colocaram a mão na massa - ou melhor, na lata - e repaginaram espaços públicos:

“Eu acredito que todas as artes, mas principalmente a arte urbana tem uma característica especial no sentido da democratização da informação e da provocação que ela tem por natureza no fato de estar em locais onde as pessoas normalmente não esperam. É muito interessante no sentido de discutir vários temas. Ela pode ser usada como resistência, protesto e provocação ao cuidado, no caso da sustentabilidade e do meio ambiente. Quanto mais as pessoas recebem informação, acredito que mais isso mexe com elas. E a gente traz isso com a arte, no caso imagens direcionadas ao meio ambiente, sustentabilidade e boas práticas, que é objetivo do Encontros e Caminhos. E é um objetivo que deve ser comum a todos nós”.



Além de Maripá, outros onze municípios da Bacia Hidrográfica do Paraná 3 receberão oficinas semelhantes ministradas por Isaac durante o Programa Encontros e Caminhos. Irani Moreira Kreutz, coordenadora do comitê local do Encontros e Caminhos em Maripá comenta sobre esta e outras ações que serão promovidas na cidade:

“Até agora nós fizemos o 'Divisores que Unem' com os municípios de Toledo e Nova Santa Rosa que fazem divisa com Maripá, e também fizemos a grafitagem com o Isaac (Souza de Jesus) para conhecer essa nova arte, que está ganhando um espaço que até então era muito pequeno. E também para que nessa arte pudéssemos transmitir a mensagem daquilo que fazemos. Por exemplo, no ginásio de esportes, foi colocado sobre o meio ambiente, a logo do município na qual estão representados as orquídeas, os peixes e o arrancadão de trator, que são as três principais atividades durante o ano. Até agora foram essas atividades e as próximas serão dia 6 e 10 de outubro, que serão o plantio de árvore e a recuperação de nascentes. Depois teremos a expedição no dia 4 de novembro, e no final de novembro um acampamento com crianças de 6 a 10 anos, com a participação dos pais”.

Até o final de novembro, os 29 municípios da BP3 realizarão vários eventos de cunho educativo, cultural e socioambiental.



Última modificação em Quinta, 26 Outubro 2017 13:04
Avalie este item
(1 Voto)
Vacy Alvaro

Jornalista/Fundação Parque Tecnológico Itaipu
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados