Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

IFPR – Foz do Iguaçu está com vagas abertas para cursos de aquicultura

A aquicultura - atividade de cultivo de organismos aquáticos como peixes, moluscos e crustáceos – é um dos setores de produção de alimentos que mais cresce no mundo. No Brasil, a produção nacional de peixes provenientes da aquicultura totalizou mais de 500 mil toneladas em 2016, números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para atender esta demanda em expansão é preciso mão-de-obra qualificada. Pensando nisso, o Campus de Foz do Iguaçu do Instituto Federal do Paraná (IFPR) oferece duas oportunidades: o curso Técnico em Aquicultura Integrado ao Ensino Médio, e o curso superior de Engenharia de Aquicultura.

Ambos estão com vagas abertas até o dia 8 de outubro. As inscrições para o processo seletivo custam R$ 50 e devem ser efetuadas pelo endereço concursos.funtefpr.org.br/ifpr2018/. Arcângelo Augusto Signor, pós-doutor em Engenharia de Pesca, explica os objetivos do curso de Engenharia em Aquicultura:

“O engenheiro de Aquicultura é formado especificamente para trabalhar com a produção de organismos aquáticos, essencialmente peixes, camarões e rãs, no cultivo em água doce (ou como a gente chama 'água interior'), e em água salgada tem os os moluscos, os crustáceos, os camarões, ostras, mexilhões e peixes, em ambiente marinho. Fora isso, ele pode atuar também na construção de tanques, viveiros e até construções edificadas – de um pavimento ou dois pavimentos, que não sejam destinados a moradia, que seja destinado à armazenamento de rações e outros utensílios utilizados na produção.”

Já o Curso Técnico em Aquicultura, forma profissionais para atuar nas atividades de uso e exploração racional de recursos aquáticos, com atuação empreendedora e abrangente no atendimento ao mundo do trabalho. O diretor de Planejamento e Administração do IFPR em Foz do Iguaçu, Flávio Pedrosa, reforça a necessidade de bons profissionais para atuar neste mercado:

"Apesar de termos aqui na região o imponente rio Paraná, um dos maiores e mais importantes rios do Brasil e também o reservatório de Itaipu, existe uma lacuna na formação de profissionais de nível técnico para a operacionalização racional das tecnologias vinculadas à produção aquícola com relação às atividades de cultivo, principalmente de peixes em tanques-rede, sendo este curso então uma opção bastante viável."

Mais informações sobre estes e outros cursos ofertados pelo IFPR em Foz do Iguaçu (PR) estão disponíveis no site foz.ifpr.edu.br.

"Aquicultura: “Utilizamos apenas 20% do nosso potencial”, destaca Arcângelo Signor

Última modificação em Terça, 03 Outubro 2017 14:52
Avalie este item
(0 votos)
Vacy Alvaro

Jornalista/Fundação Parque Tecnológico Itaipu
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
Termos de Compromisso  |  Política Privacidade  |  Creative Commons 2014 • Todos os Direitos Reservados