Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Artigo sobre projeto de saneamento desenvolvido no Oeste do Paraná é premiado em congresso internacional

Renata Saviato Dias, engenheira sanitarista do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).
O prazo para as cidades brasileiras concluírem seus planos municipais de saneamento encerra em dezembro deste ano. No Oeste do Paraná, desde 2013 as prefeituras tem recebido um importante apoio do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), da Itaipu Binacional e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na elaboração ou revisão desses instrumentos.

O Projeto Saneamento Ambiental faz parte do Programa Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável da Região Oeste do Paraná, e tem uma metodologia considerada exemplar no País. Inclusive, ela foi tema de um artigo científico premiado durante o 3º Congresso Internacional da Rede de Saneamento e Abastecimento de Água (Resag), realizado em Belo Horizonte (MG).

Na ocasião, o artigo - que também será publicado no periódico “Tchê Química” - foi apresentado pela engenheira civil Janine Groenwold, da Itaipu Binacional, e pela engenheira sanitarista Renata Saviato Dias, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), que explica um pouco sobre o trabalho desenvolvido.

“A parceria advém de um conjunto entre Itaipu e BNDES, que então possibilitou um aporte de recurso financeiro e técnico às 54 prefeituras da região Oeste do Paraná. Então, através de captação de parcerias com as prefeituras destes municípios, a Fundação PTI apoia na elaboração ou revisão dos planos de saneamento e nos planos de resíduos sólidos. A partir da contratação de uma empresa, vamos até os municípios e executamos uma série de etapas de um termo de referência que elaboramos a partir de documentos da Funasa e do Ministério das Cidades, e com isso conseguimos fazer um apoio técnico a essas prefeituras, que é a parte mais importante além do financeiro.”

Janine Groenwold, engenheira civil da Itaipu Binacional. 

Por meio da ação, três planos de saneamento foram finalizados (nos municípios de Entre Rios do Oeste, Pato Bragado e Quatro Pontes), mas outras ações já estão em andamento na região:

“Agora estamos trabalhando a revisão do plano de resíduos sólidos, de Santa Terezinha de Itaipu e revisão do plano de saneamento em Santa Helena (que também se destacado pela sua associação de catadores). Estamos trabalhando resíduos no âmbito de um consórcio intermunicipal, CIDERSOP (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Oeste do Estado do Paraná), na região de Vera Cruz, e também trabalhando na revisão do plano de saneamento de São Pedro do Iguaçu. Além de Foz do Iguaçu, que vem estabelecendo uma ampla parceria com o PTI, e nessa parceria também virá a revisão do plano de saneamento”.

A Rede de Saneamento e Abastecimento de Água (Resag) foi criada por representar uma das áreas estratégicas do País, a qual está vinculada ao Sibratec/Serviços Tecnológicos juntamente com as demais redes temáticas. A missão da rede é atuar na melhoria da capacitação laboratorial na área de Qualidade, Saneamento e Abastecimento de Água, com uma estrutura de 38 laboratórios e 20 instituições em dez estados brasileiros.
Última modificação em Quarta, 11 Outubro 2017 13:48
Avalie este item
(0 votos)
Vacy Alvaro

Jornalista/Fundação Parque Tecnológico Itaipu

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
Termos de Compromisso  |  Política Privacidade  |  Creative Commons 2014 • Todos os Direitos Reservados