Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Trabalho de extensão realizado pelo Inovagri busca acessibilizar conhecimento sobre agricultura irrigada e uso racional da água

O Podcast Unesp em parceria com a área de Hidráulica e Irrigação do campus de Ilha Solteira da Unesp, publica semanalmente noticiários sobre a agricultura irrigada e agroclimatologia. O objetivo é orientar as formas de manejo racional da água e energia. Débora Camargo, doutora e engenheira agrônoma que coordena um trabalho de extensão no IV Inovagri International Meeting e no III Simpósio Brasileiro de Salinidade, destaca a importância da pesquisa e do evento que ocorre em Fortaleza nessa semana.

“A importância de apresentar o trabalho de extensão em meio a um público tão diverso é incrível e de extrema importância. Porque tanto professores, pesquisadores, acadêmicos, tem um objetivo: o trabalho é para facilitar a vida do produtor rural. Se não tivesse produtor rural, nosso trabalho não serviria de nada. Então o trabalho de extensão desenvolvido pelo instituto Inovagri, ele tenta desmistificar a ideia de que a irrigação é impossível de se fazer pelo produtor, de que é uma área muito difícil. E quando nós trazemos tantos pesquisadores renomados, nos ajuda a criar uma visibilidade no campo, já que no nosso congresso, também temos a presença de produtores rurais e estudantes, de que é possível fazer o manejo adequado da água. Então nosso trabalho é transferir todo o conhecimento e tecnologia desenvolvidos nas academias e nos centros de pesquisa, e levar essa informação de maneira acessível, linguagem facilitada para o produtor rural.

A engenheira comenta o relacionamento com produtores irrigantes.

“O trabalho de extensão rural é um trabalho mais árduo, que é pouco valorizado no Brasil. Mas ele deve ser feito, e por isso a gente insiste em capacitação e nesse tipo de trabalho em desenvolvimento. O que a gente nota no campo, é que existe realmente uma desconfiança do produtor e desse seguimento de irrigantes, sobre qualquer tipo de informação e novidade que a gente venha a oferecer. Mas é um trabalho de insistência e de troca de confiança, que se feito de forma adequada,mostrando bons resultados, nós conseguimos sim um nível de aceitação e a propaganda é o bom trabalho feito e comprovado por um produtor rural. Se a gente acerta com o produtor rural, conseguimos difundir o nosso trabalho com mais facilidade.”
Última modificação em Quarta, 11 Outubro 2017 18:24
Avalie este item
(0 votos)
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados