Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

São Paulo ganhará prédio de 13 andares feito exclusivamente com madeira de reflorestamento

Muitos pensam que a cidade de São Paulo é uma selva de concreto e aço. O que poucos sabem é que a capital está prestes a receber um projeto de prédio feito totalmente com madeira de origem 100% certificada. Esta iniciativa parte da AMATA, uma empresa que vende madeira oriunda de florestas plantadas, atuando com responsabilidade socioambiental e integridade. O projeto foi assinado pela Triptyque Architecture e será construído em um terreno de 1.025 m² na badalada Vila Madalena.

A área total será de 4.700 m². Baseado em um conceito de “multiuso compartilhado” e distribuído entre 13 pavimentos, o projeto final será utilizado como espaço para coworking, moradias, e também como restaurante. O objetivo principal da AMATA é criar um espaço que interage com o ambiente da cidade e ao mesmo tempo em sintonia com uma nova consciência ambiental. Esta foi uma das soluções achadas para ajudar a resolver um grande problema da construção civil: a altíssima taxa de emissões de carbono – 50% das emissões mundiais têm origem nesta atividade.



A estrutura da torre será composta por Cross Laminated Timber (CLT), conhecida no Brasil como madeira laminada cruzada. Este material é feito basicamente de múltiplas camadas de madeira trançadas perpendicularmente. É um composto com muita tecnologia embutida, o que justifica sua utilização na construção de prédios elevados. Quando estão completamente montadas, as chapas de madeira são encaixadas e usadas como estrutura de sustentação.

Um dado interessante: a cada 40 horas, as florestas da AMATA crescem o equivalente a um prédio de 10 pavimentos.

Este edifício é a naturalização da arquitetura colocada em prática, oferecendo uma experiência sensorial completa. É a metáfora de uma floresta urbana habitável: com sua silhueta escalonada, combinará perfeitamente com a topografia desigual da Vila Madalena, criando um ponto de interesse arquitetônico para visitas. O prédio de madeira representa a semente para um novo paradigma de construção inesgotável.

Guilherme Lupino / The Greenest Post (Matéria disponível em: https://goo.gl/dZ6hXD)
Última modificação em Quarta, 06 Dezembro 2017 11:54
Avalie este item
(0 votos)
The Greenest Post

A sustentabilidade como você nunca viu. O TheGreenestPost é formado por garotas que se cansaram de notícias apocalípticas e querem dar espaço para projetos e pessoas que buscam fazer a diferença. Se você busca inspiração e não sabe por onde começar, junte-se a nós! Website.: thegreenestpost.bol.uol.com.br/
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados