Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Mobilidade Sustentável: Brasil e Áustria desenvolvem projetos em conjunto

Brasileiros e austríacos reuniram-se no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, entre os dias 20 e 21, para abordar questões relacionadas à mobilidade sustentável. Durante o evento, os participantes compartilharam suas experiências relacionadas ao setor, além da elaboração de conceitos e um roadmap para o Laboratório Vivo de Mobilidade Sustentável, no PTI.

No encontro, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna, destacou que uma das principais metas da binacional é que, até 2020, não hajam mais veículos movidos a diesel ou gasolina circulando pelas dependências da usina. Atualmente, a Itaipu mantém em sua frota 100 veículos elétricos, que vão desde carros de passeio, miniônibus, até um avião.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna


“Nós temos já um desenvolvimento de 10 anos, já avançamos bastante. Não só na questão do carro elétrico em parceria com montadoras, mas também com as baterias. A Itaipu e o PTI têm uma representatividade grande na região oeste do Paraná. Então a parceria entre Itaipu, PTI, oeste do Paraná e o evento sobre mobilidade tem tudo haver. Um futuro promissor está por vir”.

Considerada modelo de sustentabilidade, a Áustria consolidou-se como um dos países com melhores índices quando se trata do planejamento e desenvolvimento de tecnologias que visam o melhor aproveitamento dos recursos naturais e a diminuição da emissão de CO² na atmosfera, especialmente nas ações de mobilidade urbana, conforme explicou o Cônsul da Áustria no Brasil, Klaus Hofstadler:

“A Áustria tem uma cadeia produtiva enorme nessas áreas. Foi um dos primeiros países da Europa a apostar nas soluções verdes, na sustentabilidade. Tanto nos alimentos quanto na tecnologia”.

O cônsul da Áustria no Brasil, Klaus Hofstadler

O cônsul relembrou o histórico positivo de cooperação entre brasileiros e austríacos como o desenvolvimento do CH4PA, um veículo utilitário desenvolvido pelo Centro Internacional de Energias Renováveis–Biogás (CIBiogás), em parceria com a empresa austríaca Spirit Design, para atender especialmente às necessidades do agronegócio brasileiro. Ele é movido a biometano, produto do biogás, gerado por meio da transformação de dejetos de animais e resíduos industriais:

“Acredito que as nossas empresas e instituições estão conhecendo os potenciais do parceiros brasileiros que já temos. Estamos começando a criar ideias, aperfeiçoando as ideias e o próximo passo é criar fatos, criar projetos, como o CH4PA – esse veículo interessante. Já temos os primeiros projetos concretos e queremos mais”.

Comitiva austríaca testa veículo desenvolvido em parceria com brasileiros. Foto: Kiko Sierich

A comitiva austríaca deve permanecer em Foz do Iguaçu até o final da semana para participação no 2º Seminário Brasil-Áustria de Cooperação para Uso de Biogás e Biometano que terá início nesta terça-feira (21), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e no Refúgio Biológico Bela Vista. O evento é promovido pelo Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás) e a empresa austríaca Spirit Desing, com apoio da Agência Austríaca de Desenvolvimento (ADA), do PTI e da Itaipu Binacional.
Última modificação em Quarta, 22 Novembro 2017 17:30
Avalie este item
(0 votos)

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados