Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Biogás: bom para o meio ambiente e produtores cooperativados

O biometano - derivado do biogás - tem sido uma alternativa sustentável para mobilidade no campo. Foto: CIBiogás
A economia do Paraná confirmou a tendência de retomada e fechou o primeiro semestre com crescimento de 1,6% em relação ao mesmo período do ano passado. O desempenho do Estado, fortemente influenciado pelo crescimento da agropecuária, ficou acima da média da economia brasileira.

Entretanto, o desempenho do setor esbarra em questões ambientais que são de extrema importância para garantir a sustentabilidade, especialmente as agroindústrias. Pensando nisso, cooperativas paranaenses estão buscando iniciativas que possam solucionar problemas ambientais causados pelas intensas atividades.

Neste cenário, o biogás – produzido a partir de dejetos animais – surge como uma excelente opção de transformação de um passivo ambiental em ativo econômico. A Organização das Cooperativas do Paraná (OCEPAR) vem promovendo uma série de ações para consolidar o uso dessa tecnologia como opção de energia elétrica, térmica e veicular.

De acordo com um dos representantes da OCEPAR, Guilherme Daniel, é preciso que a produção de biogás seja acessível para os produtores rurais:

“Nós temos um fórum de meio ambiente e um fórum de energias que tratam sobre esses assuntos. Juntos com entidades públicas e privadas, as cooperativas estão se organizando na busca de tecnologias e projetos. Principalmente trazer para a realidade não só das cooperativas, mas sim dos cooperados, atividades que possam viabilizar projetos na área de biogás com essa receita tanto na área elétrica quanto na térmica”.

Atuando como engenheiro ambiental na C. Vale, Guilherme comenta os principais resultados obtidos com uso do biogás na em uma das maiores cooperativas agroindustriais paranaense:

“A C. Vale, hoje, tem na pessoa jurídica da cooperativa dois projetos: desde 2011 nós utilizamos o biogás como fonte de energia térmica para geração de calor nas nossas indústrias de secagem do amido de mandioca. Essa ação já rendeu receitas acima de 1 milhão de reais no período; zeramos praticamente nossa conta de madeira. Então, a gente está trabalhando com isso, analisando nossas biomassas junto com laboratório do CIBiogás, fizemos analises desses materiais – que ficaram prontas no início desse mês. Com esses números nós vamos começar trabalhar novos projetos na área de biogás dentro da C. Vale”.

Última modificação em Segunda, 05 Março 2018 17:52
Avalie este item
(1 Voto)

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados