Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Itaipu é exemplo de relação entre geração de energia e preservação ambiental, destaca secretário do MME

Durante seminário realizado em Foz do Iguaçu (PR), o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Paulo Pedrosa, citou a usina hidrelétrica de Itaipu como exemplo positivo da relação entre geração de energia e preservação ambiental. A binacional promove um dos maiores e mais bem-sucedidos programas de reflorestamento da faixa de proteção do mundo. 


Pedrosa também destacou que a tendência é que o Brasil deixe de investir em grandes obras para adotar uma geração mais pulverizada de energia:

“No entorno de Itaipu há uma área de preservação suportada e apoiada por Itaipu que é das mais exemplares do País. É possível conciliar o interesse do setor elétrico, o interesse da sociedade em ter energia com o mesmo em interesse da sociedade na preservação do meio ambiente. O país vinha seguindo o modelo de grandes obras, como Girau, Santo Antônio, Belo Monte. Eu entendo que a tendência, até por uma questão tecnológica, é da geração mais pulverizada e mais próxima dos consumidores e com características de produção de energia mais adequadas ao consumo”.

Promovido pelo Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico (Fmase), o seminário “O futuro da relação: meio ambiente e setor elétrico” reuniu mais de 200 especialistas, representantes de comunidades indígenas e profissionais ligados à gestão ambiental e ao setor elétrico. Presidente do Fmase, Enio Marcus Brandão Fonseca lembrou que o objetivo do encontro foi justamente promover um espaço de diálogo, para que questões regulatórias e ambientais sejam vistas de maneira mais ampla.

“O nosso evento reúne 250 profissionais das mais diferentes áreas que estão associados ao contexto do setor elétrico brasileiro observado os princípios da sustentabilidade que tem como pilares a questão social, econômica e ambiental. O setor elétrico, através das suas atividades principais (geração, transmissão e distribuição) que são consideradas atividades de impacto ambiental. Elas têm um conjunto de exigências para serem implantadas e operadas, e o grande norte do nosso evento é a relação da questão ambiental com as atividades do setor elétrico.”



Para o presidente do Fórum de Associações do Setor Elétrico (Fase), Mario Menel da Cunha, é necessário que as discussões do setor tenham como base o tripé da sustentabilidade – levando em consideração o social, o econômico e o ambiental.

“Nós estamos olhando prospectivamente o setor elétrico e como nós vamos fazer essa relação. Não esquecendo nunca que o ser humano faz parte do meio ambiente.”

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna, o diálogo e a compreensão foram e são fundamentais para o sucesso da binacional.

“Nós temos uma operação em Itaipu que visa otimizar e aproveitar ao máximo a disponibilidade hídrica para a geração de energia elétrica. E nós só conseguimos ter essa participação hoje, abastecendo cerca de 17% do setor elétrico brasileiro e 90% do setor elétrico paraguaio, porque nós temos essa harmonia. Nós temos uma convivência pacífica entre a nossa diretoria e o conselho dos dois países.”

Durante o evento foram promovidos três painéis: Matriz energética – oportunidades para o setor; Desafios do licenciamento ambiental; e Gestão social, desenvolvimento regional e tecnologia. O seminário também marcou o lançamento do livro “O setor elétrico e o meio ambiente”, de Adriana Coli e Pedro Dias.

 

(Fotos: Itaipu Binacional)

Última modificação em Quarta, 06 Dezembro 2017 11:48
Avalie este item
(1 Voto)
Vacy Alvaro

Jornalista/Fundação Parque Tecnológico Itaipu

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados