Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

UEPG publica edital de programa de residência técnica ambiental

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) publicou um edital do Processo de Seleção do programa de Residência Técnica que vai capacitar profissionais para atuar no serviço público.

O programa inclui o curso de especialização em Engenharia e Gestão Ambiental - ensino a distância, coordenado pela UEPG - e residência técnica em instituições vinculadas à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Instituto Ambiental do Paraná - IAP), Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná - ITCG e Instituto das Águas do Paraná).

O programa, coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, tem como objetivo aprimorar o serviço prestado pelo Governo do Estado na área ambiental. A iniciativa é inédita no Brasil, assim como os demais programas de residência técnica já ofertados pelo Governo do Paraná e que são referência para outros estados.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, comenta sobre os resultados esperados.

“É um modelo muito interessante que já tivemos nas áreas de Engenharias e Arquitetura, na área Social, e agora na área do Meio Ambiente. É uma política importante do Governo do Estado do Paraná até porque o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é feito na área que estão fazendo a residência e o resultado é a formação de profissionais para o setor público, com experiência na área pública”.

Serão ofertadas 120 vagas, 100 delas para residentes técnicos que atuarão em diversos setores e departamentos do IAP, ITCG e Águas do Paraná. As vagas são para pessoas formadas há no máximo três anos nos seguintes cursos: Engenharia Ambiental ou Gestão Ambiental, Engenharia Florestal, Engenharia Agrônoma ou Engenharia Agrícola, Engenharia Química ou Química, Engenharia Cartográfica, Engenharia Civil ou Arquitetura, Geografia, Geologia, Biologia e Direito.
Os futuros residentes receberão uma bolsa-auxílio mensal de R$ 1,9 mil para atuar durante dois anos nas atividades desenvolvidas pelas instituições no Interior e em Curitiba. São 70 vagas no IAP, dez no Instituto Águas Paraná, dez no ITCG e as outras dez nas Universidades Estaduais do Paraná (bolsistas).

O presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, explicou que a atuação dos residentes contribuirá para agilizar o processo de emissão de licenças ambientais pelo órgão.

“É uma área, que muitas vezes é criticada pela sociedade, porque as vezes ela não vê o que um órgão ambiental faz para o desenvolvimento do Estado, seja na conservação do meio ambiente ou na produção do estado, na geração de emprego, nos cuidados com a saúde das pessoas. Isso tudo faz com que precisemos de gente para trabalhar dentro da instituição. E esses novos  residentes técnicos vai ser o que dará fôlego para o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) toque os grandes projetos do estado do Paraná com mais agilidade no licenciamento ambiental”

As inscrições e o edital do processo seletivo podem ser acessados pelo endereço: http://cps.uepg.br/inicio/index.php/externos/restec-engenharia-ambiental.
Avalie este item
(1 Voto)
Vacy Alvaro

Jornalista/Fundação Parque Tecnológico Itaipu

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados