Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Copel avança em estudos e investimentos no biogás

A eletricidade que alimenta as indústrias e está presente todos os dias nas casas de milhares de brasileiros, é o resultado da produção das usinas hidrelétricas do país. Elas são as responsáveis por mais de 75% da matriz energética brasileira, entretanto, o país não aproveita todo esse potencial. Segundo o Atlas de Energia Elétrica, publicado pela ANEEL, menos de 30% dela é utilizada.

Além disso, especialistas afirmam que o Brasil precisará reforçar a busca por fontes alternativas nos próximos anos. E o biogás vem se apresentando como uma boa opção através do seguinte propósito: pequenos produtores gerando a própria energia através do cooperativismo.

No Paraná, a Copel é a empresa responsável por fazer a distribuição dessa energia das usinas, e durante o 2º Seminário Brasil-Áustria de Cooperação para Uso de Biogás e Biometano, realizado em Foz do Iguaçu, Vicente Loiacano, assessor do presidente da companhia, ressaltou que a empresa vem buscando conhecer mais dessas fontes.

“A Copel tem na sua missão e nos seus valores, a sustentabilidade como um dos princípios. Então estamos atentos a isso, historicamente a gente se notabilizou pela construção de grandes usinas, usinas de médio porte. Hoje pela própria escassez do aproveitamento dos rios no estado, a gente busca novas fontes alternativas e o biogás já é uma realidade e a Copel está estudando fortemente essa nova fonte de energia, e estamos atentos a isso.”

Um dos bons exemplos do uso do biogás, está no município de Entre Rios do Oeste (PR), que pretende se tornar a primeira cidade do país totalmente abastecida por energia gerada a partir do biogás. A cidade com cerca de 4 mil habitantes pretende gerar energia limpa e zerar as contas de luz aproveitando os resíduos dos porcos, gado bovino e aves. A Copel, juntamente com o CIBiogás, é uma das parceiras no projeto.

“Esse é um projeto que já está acontecendo. A Copel está trabalhando com recursos de PID – Pesquisa e Desenvolvimento aprovados na Aneel, então já é um caso para estudarmos, conhecer e trabalhar em futuros projetos.”

Loiacano ressaltou ainda a importância da troca de experiencias sobre o tema. “É muito importante essa troca de experiencias e informações, eles já tem uma matriz de biogás na Europa, então para eles já é uma realidade. Áustria, Alemanha, Itália, até a própria FAEP proporcionou que empresas e produtores rurais conhecessem a realidade lá, e a gente tem que trazer essa expertise deles para cá, então é enriquecedor, e a gente quer cada vez mais conhecer e aproveitar o conhecimento deles da melhor forma possível.”

(*Com supervisão da jornalista Poliana Correa)

Avalie este item
(0 votos)

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados