Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Catadores de resíduos recicláveis paranaenses terão centro para formação técnica

Associados e parceiros comemoram os novos projetos da Acaresti. Foto: DECOMSTI
Santa Terezinha de Itaipu, no Paraná, vai ganhar um centro para a capacitação técnica de catadores de resíduos recicláveis. O espaço será utilizado para formação de moradores das 52 cidades que compõem a Associação dos Municípios do Oeste Paranaense (Amop), além de Altônia (PR) e Mundo Novo (MS).

A assinatura do convênio - firmado entre a Itaipu Binacional e a Associação dos Catadores de Resíduos Recicláveis e/ou Reaproveitáveis de Santa Terezinha de Itaipu (Acaresti) - aconteceu, na última sexta-feira (8), durante a inauguração da ampliação e requalificação da sede do Centro de Triagem de Materiais Recicláveis da Acaresti, considerado hoje um dos mais modernos do País.

A Aresti também irá realizar a coleta dos materiais recicláveis em Santa Terezinha de Itaipu, com caminhão entregue pelo governo do Estado. Foto: JIE/Itaipu

O superintendente de Obras da Itaipu Binacional, Newton Kaminski, comentou a importância dos integrantes que compõem a Associação:

“Não basta simplesmente nós pensarmos na infraestrutura, nos materiais e nos equipamentos. Nós temos que pensar nas pessoas, no envolvimento daqueles que fazem a diferença”.

O trabalho da Acaresti já foi premiado por diversas instituições e órgãos governamentais e, hoje, é uma das referências do projeto Coleta Solidária da Itaipu Binacional. A iniciativa chegou a ter um índice de 85% de participação da população na separação dos materiais recicláveis, com aproveitamento de 92% das 100 toneladas de resíduos coletados:

“Eu acho que nós temos um programa muito forte de gestão por bacia hidrográfica. O município de Santa Terezinha está indo muito bem nesse programa. No final de março nós encerramos o convênio atual e já vamos falar um planejamento de novas bacias.”

O superintendente de Obras da Itaipu Binacional, Newton Kaminski, destacou a importância do trabalho dos associados da Aresti. foto: JIE/Itaipu

O prefeito Cláudio Eberhard, reafirmou a necessidade da inclusão social no projeto:

“É um dia de vitória. Depois de tantos anos, transformamos os abandonados em contratados. Um dia de realizações. É gratificante nós podermos ver que é possível fazer o resgate da dignidade humana.”

Para o diretor presidente do Instituto das Águas do Paraná, Iram de Resende, a nova conquista do município é fruto de um esforço conjunto, através de iniciativas do poder municipal e parcerias de resultados.

“Aqui eu vi muito resultado de muito trabalho. Uma parceria preciosa entre Itaipu e municípios, onde o governo do Estado também se faz parceiro. Essa é a nossa prática de fazer parceria para poder obter aquilo que eu vi aqui como coisa concreta.”

O presidente da Acaresti, Antonio Henrique Correia, cumprimenta parceiros após assinatura do convênio que irá beneficiar os catadores. Foto: JIE/Itaipu

O valor repassado pelo convênio com a Itaipu também será utilizado na criação de um espaço para visitantes e para a instalação de um sistema de energia solar e de reuso da água no Centro de Triagem, bem como para a aquisição de uniformes para os catadores. Além disso, a Acaresti foi contratada para a coleta dos materiais recicláveis em Santa Terezinha de Itaipu – atividade até então realizada por empregados da prefeitura. Para tal função, será utilizado um caminhão entregue pelo governo do Estado.

*Com informações do JIE e Assessoria
Última modificação em Segunda, 11 Dezembro 2017 21:22
Avalie este item
(0 votos)

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados