Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Após revitalização, nascente poderá garantir abastecimento em Pato Bragado

Foto: Edino Krug
O município de Pato Bragado, no oeste paranaense, está desenvolvendo uma série de ações voltadas à preservação ambiental e de cunho artístico-cultural. Recentemente, o poder público em conjunto com instituições e a comunidade, realizou a recuperação de uma nascente na linha XV de Novembro. As iniciativas fazem parte do programa Encontros e Caminhos, desenvolvido pela Itaipu Binacional em parceria com o Conselho dos Lindeiros e as prefeituras da região.

Foi preciso muito trabalho para concluir a revitalização. Até um integrante curioso acompanhou as atividades. Foto: Edino Krug

A coordenadora do comitê gestor de Pato Bragado, professora Clarice Klein, explicou as etapas de atuação na nascente:

“É um local onde tem uma vazão de água muito grande. Então foi feito um trabalho fantástico lá. Nós dividimos em três etapas: nós fizemos, agora, a parte da taipa e uma drenagem no local. Para o mês de fevereiro, está prevista a nivelação do espaço – onde foi feita uma vala de 60 metros – nós faremos uma parceria com o agricultor e com as secretarias de Viação e Obra e Agricultura, para canalizar uma vazão de água; colocar tubos e fechar essa vala. Fazendo a nivelação em fevereiro, no mês de junho, nós faremos o reflorestamento em parceria com alunos das escolas e junto com outros órgãos que serão parceiros no mês do meio ambiente”.

Com entusiasmo, os envolvidos realizaram a revitalização na propriedade do agricultor Wilson Scheuermann. Foto: Edino Krug

A gestora também comentou a importância da nascente para o município e região:

“No futuro, ela pode ser usada para abastecimento para a cidade. Por ter uma vazão de água muito grande, segundo os técnicos que estiveram no local, viram a quantidade da vazão de água que tem. Para o futuro, tendo problemas com as outras nascente que abastecem a cidade, poderá ser usada para esse fim”.

Foto: Edino Krug

Auxiliaram ainda na revitalização da nascente a Secretaria de Obras, que realizou a escavação e o transporte de pedras que foram utilizadas para a drenagem da mina e o direcionamento correto da água, além do coordenador de Programas e Projetos Ambientais da Secretaria de Agricultura, Evanir Torquist, o técnico da Emater local, Adilson Winter, o diretor do departamento de Meio Ambiente da prefeitura São José das Palmeiras, Quirino Kesler e o agente de Execução do IAP, Luiz Carlos Aparecido Vicentini (Carlão).

 
Última modificação em Quarta, 20 Dezembro 2017 14:54
Avalie este item
(0 votos)

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados