Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Foz do Iguaçu ganhará revisão do Plano de Saneamento Básico e investimentos para a melhoria da coleta seletiva

Autoridades assinam importantes convênios para desenvolvimento de Foz do Iguaçu. foto: JIE

A Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Prefeitura de Foz do Iguaçu celebraram três importantes convênios que deverão impulsionar o desenvolvimento econômico, socioambiental e da infraestrutura de Foz do Iguaçu. Dois dos convênios firmados entre Município e Itaipu contemplam a pavimentação asfáltica na Vila C e o projeto da coleta seletiva. Já o terceiro convênio, assinado com o PTI, prevê a revisão do Plano de Saneamento Básico, incluindo a atualização dos dados, diagnóstico, prognóstico e aprovação final da Política Municipal de Saneamento.

De acordo com o Diretor de Coordenação da Itaipu, Newton Luiz Kaminski, a ideia é estabelecer um planejamento para os próximos 20 anos, assentado em quatro eixos: água, esgoto, gerenciamento de resíduos e drenagem urbana. O diretor comentou a importância das ações para o município:

“Nós entendemos que Foz do Iguaçu pela sua importância, pela questão turística, merece esse trabalho, merece esse projeto. São quase R$ 8 milhões que estaremos aplicando”.

Além disso, estão previstos investimentos para a melhoria da coleta seletiva, como a aquisição de equipamentos e a recuperação de oito barracões utilizados pela Cooperativa dos Agentes Ambientais de Foz do Iguaçu (Coaafi):

“Fazer junto com Programa de Educação Ambiental toda parte da infraestrutura, equipamentos, caminhões… Fazer que saiamos de uma coleta que hoje se dá na rua, e que ele possa fazer a coleta nas casas e com a triagem na central de comercialização – que está sendo planejada e iniciada na semana que vem a construção – fazer com que a comercialização dos resíduos recicláveis dessa região seja feita de uma forma mais organizada trazendo benefícios para população e, principalmente, para os catadores”.

Foto: JIE

Para o prefeito de Foz, Chico Brasileiro, são três importantes convênios de parceria que beneficiam a cidade e toda a população, com destaque para atualização do Plano de Saneamento Básico:

“O Plano de Saneamento é imprescindível para uma cidade do porte de Foz do Iguaçu. Uma cidade que precisa ser repensada do ponto de vista das políticas ambiental, destinação de resíduos e esgotamento sanitários. Ou seja, é toda uma política ambiental que tem se repensada”.

O Diretor administrativo-financeiro do PTI, João Biral Junior, reafirmou o compromisso do Parque com as iniciativas de desenvolvimento sustentável do município:

“Com isso, nós podemos avançar em convênios. Não só nesse termo de fomento para ajuda na questão do Plano de Saneamento Básico do município de Foz do Iguaçu, mas outros que nós pretendemos formar e formalizar com o município no ano de 2018”.


Os investimentos anunciados para Foz do Iguaçu fazem parte de um grande pacote que vai beneficiar 54 municípios da região Oeste do Estado. Os convênios entre Itaipu e as prefeituras, no valor total de R$ 250 milhões, foram assinados na última segunda-feira (18), em Curitiba, com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros, da vice-governadora do Estado, Cida Borghetti, e do diretor-geral de Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna.
Última modificação em Segunda, 05 Março 2018 17:51
Avalie este item
(0 votos)

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados