Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Mobilidade Sustentável deve se consolidar de vez no Brasil, afirma ministro de Minas e Energia

Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, observado pelos diretores-gerais da Itaipu Luiz Fernando Leone Vianna (Brasil) e James Spalding (Paraguai), assina Programa de Mobilidade Sustentável nos ministérios do governo federal. Foto: assessoria/JIE
O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, cumpriu sua primeira agenda oficial na usina de Itaipu na última terça-feira (16). Durante a visita, foi realizada a assinatura de um acordo de cooperação técnica para implementação do Programa de Mobilidade Sustentável nos ministérios do governo federal, além da inauguração das instalações do Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica Sustentável (CI-MES) e a apresentação do Projeto Green Silicon (Silício Verde).


De acordo com o ministro, as iniciativas apresentadas terão uma grande contribuição para sustentabilidade da matriz energética nacional.


“É fundamental. A gente está vivendo um período de transição, especialmente nessa questão da mobilidade. O Brasil ainda tem muito que contribuir, pois não adianta fazer mobilidade elétrica, mas continuar queimando combustível fóssil. A gente já tem boa parte da nossa matriz [energética] como fontes renováveis – e deve continuar assim. Nós vamos fazer o crescimento de nossa matriz e lastreada mais renováveis. E aqui, não só pelo volume de Itaipu, mas também de tudo que ela gera – poder fomentar outras tecnologias, que é o que a gente está celebrando aqui hoje”.


Fernando Coelho Filho comentou ainda os desafios da implantação da mobilidade sustentável no Brasil.


“O carro oficial do Ministério de Minas e Energia, há quase de um ano, é um veículo elétrico fornecido por Itaipu. Lógico que é apenas um carro, mas é um símbolo. Eu não tenho a menor dúvida que com toda essa evolução, com barateamento e redução dos encargos, a gente vai experimentar um crescimento mais rápido do que vimos no passado. Até também porque a própria indústria automobilística começa experimentar números melhores com o País saindo da crise”.

Autoridades participam da inauguração das instalações do Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica Sustentável (CI-MES). Imagem: Assessoria/JIE


O acordo firmado entre o Ministério de Minas e energia e a Itaipu Binacional contribui para atender o compromisso assumido pelo Brasil na 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP-21), que prevê a redução de 43% das emissões até 2030. Já o Projeto Green Silicon (Silício Verde), resultado da parceria entre a Itaipu, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), tem como objetivo viabilizar a instalação de uma cadeia de produção de painéis fotovoltaicos na região de fronteira entre Brasil e Paraguai, aproveitando a disponibilidade de energia e matéria-prima.



*Com informações da Assessoria de Comunicação da Itaipu Binacional
Última modificação em Quarta, 17 Janeiro 2018 02:35
Avalie este item
(0 votos)

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados