Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Pesquisadora da Associação Internacional de Hidrogeólogos aponta ações sociais que contribuem na preservação dos recursos hídricos

O PodAcqua Unesp publica depoimentos de especialistas sobre diferentes aspectos ambientais, sociais e políticos, relacionados à água. Raquel Sousa da presidente do grupo de Portugal da AIH - Associação Internacional de Hidrogeólogos e uma das responsáveis pela iniciativa Responsible Water Scientists, aponta ações que podem ser adotadas para preservar os recursos hídricos em todo mundo.

“A água é necessária para tudo que nós consumimos. Desde os alimentos, aos objetos, serviços, industria, energia, e portanto, apesar de não servir de nível, temos uma enorme pegada hídrica no nosso dia a dia. Dependendo do país, a quantidade hídrica varia, mas em especial nos países em desenvolvimento, consumimos muita água indiretamente, e não é apenas a água que vemos escorrer das torneiras. Há muitas campanhas e as crianças também estão sendo sensibilizadas para poupar água. Mas a verdade é que temos que dar um passo mais em frente e poupar água que estamos usando indiretamente na produção dos nossos bens: objetos, alimentação, roupas, medicamentos, enfim, tudo que nós consumimos tem uma pegada hídrica associada. Além de estarmos usando os recursos, estamos também contaminando ele. Portanto passa pelos indivíduos, pela sociedade e pelas responsabilidade individual, começarmos a mudar o nosso estilo de vida com pequenas mudanças que visem poupar recursos hídricos. Há vários exemplos e pequenas coisas que podemos fazer, como por exemplo reduzir a quantidade de embalagens de plástico que consumimos, utilizarmos produtos orgânicos, biológicos e locais que não impliquem no transporte ao qual está associado um enorme uso de recursos hídricos. Há também várias campanhas sobre isso, que denunciam o uso de embalagens de plástico que só se utilizam uma vez, como copos de plástico, pratos, talheres. Vários estudos alertam para o potencial risco para a saúde e para os recursos hídrico impacto é muito grande. Muitos alertas foram feitos sobre isso, mas ainda não existe uma consciência de que podemos contaminar as águas subterrâneas, elas arrastam tóxicos, bactérias, poluentes, e portanto é uma cadeia sem fim.”

Sousa destaca a relevância das ações da sociedade para a conservação da água.

“Na minha visão, muitas pessoas esperam que o governo tome medidas, mas o mercado vai responder às nossas necessidades importantes, e eu penso que isso vai depender do indivíduo com medidas próprias. Precisamos mudar ao invés de esperarmos decisões que venham de fora. Precisamos influenciar o mercado, e não sermos influenciados por ele. Nesse sentido, começarmos a questionar o uso de sacos plásticos, começar a ver que há alternativas para poupar água, para minimizar os contaminantes, entender que toda agricultura tem um impacto enorme.”
Avalie este item
(0 votos)
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados