Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Juventude do Paraguai se articula para levantar preposições para o Fórum Mundial da Água

Rodrigo Arias, coordenador do Foro Água & Juventud participou de um dos painéis da edição do Rumo a Brasília 2018 realizada em Foz do Iguaçu (PR). Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional
Em 2018, pela primeira vez o Fórum Mundial da Água será realizado no Hemisfério Sul. Brasília (DF) será a cidade-sede do principal evento global sobre o tema entre os dias 18 e 23 de março. A participação dos países latino-americanos deve ser boa no evento, como o caso do Paraguai, que vem se mobilizando para levantar suas preposições ao Fórum.

Como parte dessa preparação, entre os dias 21 e 23 de fevereiro, o País sedia o Foro Nacional Água & Juventud. O objetivo é reunir jovens de diferentes setores da sociedade para uma intensa troca de experiências e lições aprendidas relacionadas à água, além de fortalecer os laços de cooperação entre as partes envolvidas e compartilhar de benefícios da água.

Durante uma das edições do Rumo a Brasília 2018, realizada em Foz do Iguaçu (PR), Rodrigo Arias, coordenador da iniciativa participou do painel sobre o olhar do jovem para o Fórum Mundial da Água” e explicou os objetivos da iniciativa em seu país:

“Com este evento nacional buscamos identificar os jovens que tem trabalhado ou estão envolvidos com a temática da Água para poder basicamente conseguir dois resultados concretos. Uma parte é trabalhar num documento que embase o que seria a participação da juventude em relação à temática Água. E o seguinte resultado é a formação de uma Rede de Jovens pela Água no Paraguai. Essa é uma articulação de 50 jovens inicialmente”.

Ele também explica como está dividida a programação do Fórum:

“O primeiro dia de evento, no dia 21, será aberto para todas as pessoas interessadas. Teremos conferências da Secretaría del Ambiente (SEAM) relacionadas à Lei de Recursos Hídricos, como se regula a água no Paraguai, e apresentações de projetos relacionados à agricultura e ao uso eficiente da água. E o segundo dia será enriquecido com as propostas dos jovens que estarão apresentando-as. Serão 50 jovens pré-selecionados após enviar os seus trabalhos ou propostas para os coordenadores do programa”.

O evento deve ter como resultado a formulação da Declaração Nacional da Água e a Rede Nacional de Juventude para a Água, o que contribuirá para a sua aplicação nos diferentes setores envolvidos, no aprimoramento da gestão integral da água e posicionar o país e a região em um evento de alcance global.

Os organizadores buscam patrocinadores para financiar a ação. Mais informações estão disponíveis na fan page do evento: https://www.facebook.com/aguayjuventud.py/
Avalie este item
(1 Voto)
Vacy Alvaro

Jornalista/Fundação Parque Tecnológico Itaipu

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados