Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Simulador solar e empreendedorismo feminino estão entre os destaques do Show Rural 2018


Quem visitar o Show Rural Coopavel 2018 – que acontece entre os dias 5 e 9 de fevereiro, em Cascavel (PR) – poderá realizar uma consulta gratuita da quantidade de energia solar que é possível produzir em sua residência, propriedade rural ou empreendimento. A simulação utilizará como base os dados disponibilizados pelo Atlas de Energia Solar do Estado do Paraná, projeto que é resultado de uma parceria entre a Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu, Universidade Federal Tecnológica do PR e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O Atlas tem como objetivo disponibilizar uma ferramenta de consulta e análise do potencial de irradiação solar e da geração de energia elétrica fotovoltaica no Estado, de forma a promover e disseminar o uso desta tecnologia em prol do desenvolvimento sustentável.

De acordo com o engenheiro ambiental do Parque Tecnológico Itaipu, Alisson Rodrigues, a consulta estará disponível todos os dias do evento – no estande da Itaipu Binacional – e os resultados serão disponibilizados em tempo real:








Outro destaque da programação fica por conta a produtora de leite paranaense, Marlene Kauit, que em meio a um cenário predominantemente masculino, vem desenvolvendo um trabalho excepcional no sítio de 46 hectares, herdado pela família, em Carambeí. Sua experiência de sucesso será compartilhada no dia 6, às 10 h.

O bate-papo com a agricultora e vencedora de diversos prêmios de empreendedorismo – entre eles o primeiro lugar estadual no Prêmio Mulher de Negócio e o segundo lugar nacional da mesma premiação –, será promovido por meio da equipe de Desenvolvimento Territorial do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e faz parte das atividades do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), que durante a semana de evento, desenvolverá uma série de palestras e apresentações.

A iniciativa, que conta com apoio CACIOPAR Mulher, faz parte das ações que já vem sendo realizadas com foco no empoderamento e com o objetivo de impulsionar o protagonismo e a liderança das mulheres da região oeste do Paraná.

De dona de casa a pecuarista premiada

Quando assumiu o negócio da família a situação era considerada crítica. Marlene, que até então era dona de casa, convenceu o marido a manter a produção leiteira. A partir daí, colocou a mão na massa. Estudou, montou um plano de trabalho, buscou assistência e financiamento para modernização das instalações.

Apesar da descrença inicial e até o preconceito dos funcionários que não aceitavam receber ordem de mulher, a pecuarista não só reverteu a situação como aumentou o rebanho de 60 animais para 200. Mais de 100 em lactação, quase todos da raça Jersey (uma das que mais produzem leite). A meta, é chegar a 140 animais em lactação.

Para se ter uma ideia, com apenas duas ordenhas, ela consegue produzir 2,2 mil litros de leite por dia. Muito acima da média dos pequenos produtores. O bom desempenho da propriedade garantiu a ela a admiração de outras agricultoras, além de várias premiações.







Desenvolvimento Sustentável

Outro destaque da programação do Show Rural Coopavel 2018 será a participação do ex-ministro de Infraestrutura e das Comunicações, Ozires Silva. Com o tema “Construindo capacidades em tecnologia e inovação”, ele ministrará uma palestra no dia 5 de fevereiro, às 15 horas. As inscrições gratuitas e limitadas podem ser realizadas pelo link webforms.pti.org.br/palestraoziressilva. Na mesma data serão apresentados o edital para cofinanciamento de projetos do ConectaDEL-Inovação e o Prêmio InovaOeste 2018.




O edital do ConectaDEL Inovação tem como objetivo a geração de capacidades dos atores locais para o fortalecimento da cooperação técnica, inovação e desenvolvimento territorial com a implementação de curso de formação, intercâmbio de experiências entre os atores participantes e o cofinanciamento de projetos selecionados.

Já na quinta-feira (08), será firmado acordo entre a Itaipu Binacional, instituições e empresas da região com a Câmara Técnica do Peixe, para desenvolver um programa de melhoramento genético da tilápia. Essa foi uma das demandas da cadeia mapeada pela câmara técnica.

Outro acordo será assinado com a Federação de Plantio Direto, para aplicação, no Oeste paranaense, do software do Índice de Qualidade Participativo do Sistema Plantio Direto (IQP). O plantio direto é uma prática de conservação do solo muito utilizada na região, onde mais de 90% dos produtores evitam o uso de máquinas para arar a terra. A ferramenta ajudará a avaliar a qualidade do plantio, melhorar as técnicas e corrigir problemas, aumentando a produtividade e a renda dos agricultores.

Última modificação em Sexta, 23 Março 2018 21:52
Avalie este item
(0 votos)
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados