Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Show Rural 2018: simulador solar e atuação ampliada são destaques da Itaipu

Potencial solar do Paraná é considerado bom em comparação a outros países desenvolvidos no setor. Foto: Adenésio Zanella/Itaipu Binacional
O público do Show Rural Coopavel 2018, que está sendo realizado em Cascavel (PR), pode consultar gratuitamente o potencial solar de sua propriedade, residência ou empreendimento. Disponível no estande da Itaipu Binacional, o simulador utiliza como base os dados disponibilizados pelo Atlas de Energia Solar do Estado do Paraná.

O projeto é resultado de uma parceria entre a Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico Itaipu, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Segundo Alisson Rodrigues, engenheiro ambiental do PTI, para cada tipo de consumidor a análise deve levar em consideração diversos fatores, porém, a grande certeza é que o potencial solar existente no Paraná é muito bom e comparável inclusive a grandes potências mundiais no segmento:

“Existem vários tipos de consumidor e depende muito do tipo de consumidor (urbano, rural, industrial). Cada um tem uma taxa de consumo, um fator de potência e vários índices (subsídios inclusive) que influenciam na cobrança do consumo de energia elétrica. Porém, isso deve ser visto caso a caso. Na região Oeste temos um potencial muito bom. Se você pensar que no Paraná, por exemplo, comparado à Alemanha, que é um dos países que mais consome energia solar no planeta, temos 43% de potencial superior.”

O simulador está disponível para consulta gratuitamente no endereço www.atlassolarparana.com. O estande da Itaipu destaca ainda a ampliação da área de atuação da binacional, que passou de 29 municípios da Bacia do Paraná 3 para 54 – sendo 52 deles do Oeste do Paraná, além de Altônia, no Noroeste, e Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul. Até 2020, serão aplicados R$ 300 milhões nessas cidades, montante que deve transformar o perfil econômico da região.



No telão principal do espaço são mostradas as ações da empresa em toda sua área de influência. São projetos de energia renovável, programas de educação ambiental, produção de peixe, coleta solidária e proteção à biodiversidade na faixa de proteção, no Refúgio Biológico Bela Vista e no Canal da Piracema. A programação do Show Rural segue até sexta-feira (9), em Cascavel (PR).
Avalie este item
(0 votos)
Vacy Alvaro

Jornalista/Fundação Parque Tecnológico Itaipu
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados