Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Protótipo de veiculo movido a biometano é apresentado no Show Rural

Foto: Adenésio Zanella/Itaipu Binacional
Transportar cargas no agronegócio pode ficar mais barato e sustentável. Durante o 30° Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), a Itaipu Binacional e o Centro Internacional de Energias Renováveis - Biogás (CIBiogás), apresentaram o CH4PA, o protótipo de um  veículo utilitário movido a biometano.

Com capacidade para carregar até uma tonelada, autonomia de 200 quilômetros e velocidade máxima de 60 km/h, o veículo foi desenvolvido em parceria com a empresa austríaca Spirit Design, com recursos da Agência de Desenvolvimento Austríaca (ADA), apoio da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Rodrigo Régis, diretor presidente do CIBiogás,  ressalta a importância do protótipo:

“O CH4PA está aqui no Show Rural para apresentarmos a agricultura do futuro. Sem dúvida nenhuma, no futuro veremos cada vez mais o agronegócio usando como matéria-prima para o deslocamento dos veículos e suas logísticas, os resíduos gerados por ela mesma. A gente acredita que o biometano e essa proposta tem muito potencial no mercado.”

O CH4PA é abastecido com biometano, proveniente do biogás que é produzido a partir da decomposição de dejetos de animais ou outros resíduos orgânicos. O uso do biocombustível também ajuda a reduzir a emissão de gases de efeito estufa. O diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Newton Kaminski, destacou a importância de promover o desenvolvimento sustentável do agronegócio na região Oeste do Paraná.

“Queremos trazer essa tecnologia e testá-la em campo e depois oferecer para a comunidade, melhorando a qualidade e a disponibilidade de água no reservatório, transformando a região na melhor produtora do agronegócio do Brasil.”

O próximo passo do projeto é a construção do segundo protótipo com tecnologia nacional ou tropicalizada e a produção em escala no Brasil. A expectativa é que no final de 2019 tenha início o processo de industrialização do CH4PA.

Com a supervisão do jornalista Vacy Álvaro*
Última modificação em Quinta, 08 Fevereiro 2018 17:20
Avalie este item
(0 votos)
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados