Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Cooperativas paranaenses assumem compromisso com Sistema Plantio Direto

O Sistema Plantio Direto viabiliza a sustentabilidade da capacidade produtiva do solo. Foto: FEBRAPDP
O Sistema Plantio Direto (SPD) ganhou um super reforço no Paraná. Recentemente, foi assinado um protocolo de intenções entre a Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico Itaipu, a Federação Brasileira do Plantio Direto e cooperativas regionais. O objetivo é ampliar a participação dos produtores rurais no Índice de Qualidade Participativo do Sistema Plantio Direto (IQP), uma metodologia que avalia o grau de sustentabilidade da agricultura do oeste paranaense.

De acordo com o representante da Federação do Plantio Direto, Rafael Fuentes, a assinatura permite que os parceiros tenham acesso aos 42 mil produtores que são associados às cinco cooperativas que aderiram ao protocolo.

“Com a utilização do Índice eles podem melhorar a qualidade dos seus Sistema de Plantio direto, chancelados como agricultores sustentáveis”

A assinatura do documento contou com a presença do ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, que reconheceu a importância das iniciativas.

“Confesso à vocês que gosto muito desse tipo de assinatura, desse tipo de convênio que são feitos, pois isso impulsiona o futuro daquilo que queremos fazer. E temos orgulho - profundo orgulho - em dizer que somos paranaenses, somos do Oeste do Paraná e que aqui nessas terras, nessa região, são as melhores terras que o Brasil tem. Aqui a a agricultura é pujante. Aqui o sistema de cooperativismo se implantou. Aqui que se faz a grande revolução do cooperativismo, da agricultura, da pecuária, da integração de tudo aquilo que queremos fazer na agricultura brasileira”.


Ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, assina do protocolo de intenções. Foto: JIE

O Índice de Qualidade Participativa ou IQP, trata-se de uma metodologia participativa capaz de avaliar a qualidade do Sistema Plantio Direto (SPD), fundamentada em um conjunto de indicadores relacionados à eficiência do manejo do sistema produtivo adequada à rentabilidade, com conservação ambiental.

Sistema Plantio Direto

O Paraná foi precursor no Sistema de Plantio Direto no Brasil (SPD), que é um conjunto de técnicas agrícolas, baseado em três princípios: o não revolvimento do solo, a rotação ou associação de culturas na lavoura e a cobertura permanente do solo com coberturas vivas ou mortas (palhada), em que o solo não é revolvido. Esse sistema foi adotado para reduzir o impacto da agricultura e melhorar o rendimento das culturas. A metodologia IQP faz parte das ações do Projeto “Estímulo à Qualidade do Sistema Plantio Direto na BP3”, desenvolvido em conjunto entre a Itaipu, o PTI e a Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação.

Vantagens

Após o SPD estar consolidado, ocorre redução da quantidade de adubos, corretivos e horas de máquina (economizando combustível), além da produtividade também ser maior. Como consequência, o custo médio ou custo por unidade produzida torna-se menor nesse sistema, quando comparado com o cultivo convencional.

Além disso, o sistema viabiliza a sustentabilidade da capacidade produtiva do solo, pela redução de perdas por erosão, mantendo a cobertura vegetal (palhada), reduzindo o assoreamento e a eutrofização de represas e cursos d'água, com melhoria das condições físicas, químicas e biológicas do solo, elevando sua capacidade de infiltração e retenção de água. Isso influência, também, no seu teor de matéria orgânica, promovendo, portanto, a preservação do meio ambiente.
Última modificação em Quinta, 15 Fevereiro 2018 18:32
Avalie este item
(0 votos)

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados