Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Fala Aê: a juventude brasileira engajada em prol das questões relacionadas à água

“Durante o dia, as vezes acordava e tinha água por trinta minutos. Naqueles trinta minutos todo mundo acordava cedo para juntar água, mas as vezes acabava muito rápido e tinha que usar aquela água durante todo o dia”. O depoimento de Lucas de Silva de Lima, de São Paulo (SP), retrata apenas uma das diversas realidades encontradas no Brasil quando nos referimos aos recursos hídricos.

Ele é uma das Vozes da Água da campanha Fala Aê, promovida pela Engajamundo, uma organização sem fins lucrativos de liderança jovem. Em nossa série especial de boas práticas que serão apresentadas durante o Fórum Mundial da Água 2018, a iniciativa representa a região Sudeste, mas atinge 22 estados brasileiros por meio de seus núcleos e articuladores voluntários.



Inspirada na uma campanha global “Speak”, da organização internacional Civicus, o objetivo é compartilhar vivências e engajar a juventude brasileira dentro da temática Água, que nesse ano ganha ainda mais espaço com a realização do principal evento internacional do gênero no Brasil.

Nayara Castiglioni Amaral, coordenadora de Campanhas da Engajamundo, explica melhor como surgiu e quais são os objetivos do Fala Aê:

“O que a gente queria mostrar era que existem diversas realidades da água dentro do Brasil, mas muitas vezes essas realidades são vistas por todos. A gente às vezes não sabe nem qual o rio que está do nosso lado. O grande objetivo da nossa campanha é fazer com que os jovens se tornem gestores comunitários da água. Fazer com que as pessoas realmente se apropriem dessa gestão, entendam o que é uma gestão de água e todas as questões relacionadas à água. Um dos grande objetivos dessa primeira fase de campanha era a conscientização e também de mostrar um pouco os caminhos que os jovens podem se engajar dentro dessa gestão. Então, através de representações dentro dos comitês de bacia, por exemplo, mas também com pequenas ações nossas do dia a dia, que já fazem com que nos tornemos parte dessa grande gestão da água”.



Ela também comenta sobre a atuação da campanha no Fórum Mundial da Água:

“Para o Fórum Mundial da Água, ainda estamos entendendo quais são os espaços que o Engajamundo vai ter dentro do Fórum. Vamos ter um estande dentro do Mercado de Soluções. Então vamos ter um espaço para divulgar todo o nosso trabalho. Nossa intenção é levar pelo menos dez jovens do Brasil inteiro para Brasília (DF) para trazer um pouco dessa diversidade, tanto da Rede como do Brasil. Isso como objetivo da própria campanha. Que a gente construa um documento de posicionamento da juventude brasileira frente à Água para que a gente realmente consiga mostrar a voz da juventude dentro daquele processo.”

Além de um espaço no Mercado de Soluções, da Vila Cidadã, o Fala Aê também estará nas telas do Fórum Mundial da Água. É que o filme da campanha foi um dos selecionados para o Festival de Cinema do evento. O vídeo mostra como pessoas em situações de vulnerabilidade em diferentes regiões lidam com os problemas da ausência de água de qualidade, detalhando uma realidade dura através de experiências das comunidades que não são ouvidas pelo poder publico.


Última modificação em Terça, 20 Fevereiro 2018 11:16
Avalie este item
(0 votos)
Vacy Alvaro

Jornalista/Fundação Parque Tecnológico Itaipu

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados