Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Paraná promoveu ciclo de oficinas técnicas sobre resíduos sólidos

Após a realização de seis encontros, foi concluído o Ciclo de Oficinas Técnicas Regionais do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná. A iniciativa do Governo Estadual, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, prevê a elaboração dos planos estaduais, assim como municipais, como importante instrumento no processo de planejamento da gestão de resíduos.

Os encontros foram promovidos nos municípios de Guarapuava, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Toledo e Curitiba. As oficinas fazem parte da meta 2 do plano, relativas ao diagnóstico da situação do setor de resíduos do Paraná. Uma nova rodada de oficinas está prevista com o objetivo de apresentar as propostas para cada região e tipo de resíduo.

Em entrevista à Agência de Notícias do Paraná, o coordenador de Resíduos Sólidos da Secretaria do Meio Ambiente, Vinicio Bruni, explicou os próximos passos para o desenvolvimento do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná:

“(Essa Meta 2) Tem como função e objetivo validar os dados, criticar as observações que foram colocadas nas apresentações. Na Meta 3 teremos um prognóstico, o que vai ser proposto para o Estado, e a Meta 4 é a entrega propriamente dita, que pretendemos fazer em julho para o Governador”.

O Paraná já dispunha de um plano de regionalização da política estadual de resíduos, mas era destinado apenas aos resíduos sólidos urbanos. Com o trabalho de atualização, serão alcançados também os resíduos industriais, de saúde, de saneamento, de transporte e da construção civil.

O estudo vai permitir que se conheça a real situação dos resíduos no Paraná, auxiliando gestores públicos na tomada de decisões, na definição de prioridades e no desenvolvimento das políticas públicas capazes de melhorar a qualidade do setor.

Entre os princípios do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná estão a proteção da saúde pública, o incentivo à indústria da reciclagem e a eliminação de áreas irregulares para destinação de resíduos sólidos. Para tanto, ele prevê a adoção de medidas para incentivar e viabilizar a gestão consorciada ou compartilhada desses resíduos, metas de redução, reutilização, reciclagem e aproveitamento energético do lixo, além da recuperação de lixões.

Os planos de resíduos são instrumentos previstos na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.303), exigência para que os estados tenham acesso a recursos federais destinados à gestão de resíduos sólidos ou incentivos de entidades federais de crédito e fomento.
Última modificação em Terça, 27 Fevereiro 2018 16:42
Avalie este item
(1 Voto)
Vacy Alvaro

Jornalista/Fundação Parque Tecnológico Itaipu

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados