Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Foz do Iguaçu ganha feira agroecológica permanente

Edição experimental da feira, em dezembro, foi aprovada pelos consumidores. Fotos: Ronaldo Pavlak

A partir desta sexta-feira (2), os consumidores de alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos terão mais uma opção para comprar as frutas e verduras em Foz do Iguaçu. Nesta data, o Gramadão da Itaipu, na Vila A, passa a receber semanalmente a Feira de Agroecologia, toda sexta-feira, sempre após as 18h.

A ideia foi testada em dezembro do ano passado, com uma feira experimental. Agora, a proposta é que o evento se torne fixo e periódico. Toda semana, pelo menos 20 produtores de Foz do Iguaçu e também de municípios da região, como Ramilândia e São Miguel do Iguaçu, estarão no Gramadão para oferecer alimentos de boa qualidade aos consumidores. O Secretário de Agricultura do município, Thiago Kodama, explicou os objetivos da feira:

“O objetivo da feira é disponibilizar para Foz do Iguaçu um pouco desses produtos com certificação orgânica e agroecológica, onde o município vai poder  ter acesso facilitado a esses produtos. Atualmente a gente vinha recebendo diversas reclamações da ausência desse tipo de produto. Aí, através de cooperação com a Itaipu Binacional, Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), com a Assessoria de Assunto Fundiários do Paraná e a Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), decidimos nos aliar com as cooperativas e produtores estar disponibilizando para o comercio local, para a população local esses produtos”.



A Feira Agroecológica de Foz do Iguaçu será permanete. Foro: Ronaldo Pavlak


Uma novidade da feira é a comercialização das Plantas Alimentares Não Convencionais (PANCs), que foram destaque da Itaipu na Vitrine Tecnológica em Agroecologia, no Show Rural Coopavel. Além disso, a iniciativa contribui para o desenvolvimento da Agroecologia e produção orgânica no oeste do Paraná, conforme explicou o engenheiro agrônomo Ronaldo Pavlak, do Programa Desenvolvimento Rural Sustentável da Itaipu:

“A feira é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento da agroecologia, uma vez que o consumidor de produtos orgânicos sempre – pela visão diferenciada que já têm na busca por produtos diferenciados – eles buscam a rastreabilidade, uma origem dos produtos que eles estão consumindo. A feira proporciona isso. Os consumidores estarão em contato direto com os produtores. Pro consumidor, ele irá pagar um valor menor do que se ele estivesse adquirindo no supermercado. Já o produtor vai receber um valor maior do que se ele estivesse entregando para um atravessador que iria levar isso para o supermercado. Então as duas pontas ganham e a agroecologia se desenvolve muito em função disso”.

A realização da Feira de Agroecologia também conta com a participação da Fundação Cultural, Grupo dos Agricultores de Foz do Iguaçu (Econiguaçu) e Rede Ecovida de Agroecologia.


Consumidores terão acesso direto com produtores locais. Foto: ronaldo Pavlak

*Com informações do JIE



Última modificação em Quinta, 01 Março 2018 20:46
Avalie este item
(2 votos)

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados