Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Professor fala sobre perspectivas do uso do sensoriamento remoto na gestão hídrica

Por meio da parceria entre a Web Rádio Água e o Podcast UNESP, hoje trazemos uma entrevista com Anderson Ruhoff, professor doutor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ele fala sobre as perspectivas do uso do sensoriamento remoto em pesquisas ligadas a recursos hídricos.

“O que temos feito hoje, em termos de pesquisa, é monitorar quanta água sai da superfície e vai para a atmosfera. Utilizamos dados de satélite para monitorar essa transferência e essa informação é crucial para diversas aplicações, tanto do ponto de vista ambiental/científico, quanto do ponto de vista de gestão de recursos hídricos. Por exemplo, podemos entender quanto de vapor d’água vai ter na atmosfera e como isso vai gerar chuvas. Podemos entender se temos impactos com mudança de desmatamento, se essa transferência de água para a atmosfera vai aumentar ou diminuir. E podemos monitorar quanta água está sendo usada na agricultura e melhorar o uso dessa água”.

O professor também destaca a importância das novas tecnologias de sensoriamento. Confira a matéria na íntegra no player abaixo.

Última modificação em Sexta, 02 Março 2018 12:19
Avalie este item
(0 votos)
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados